quarta-feira, 25 de julho de 2012

QUAL O MELHOR: Volkswagen Gol VS Hyundai Hb20.


Gol nunca teve tantos rivais como terá em breve, com a chegada de Toyota Etios e Hyundai HB20. Por isso, a missão de manter a liderança de vendas cabe à recém-apresentada versão reestilizada. Por fora, o visual aproximou o campeão de vendas ao Polo europeu, com grade e faróis retilíneos na frente e lanternas recortadas na traseira. De quebra, o motor 1.0 passou levar a sigla TEC, em função das mudanças que foram feitas no intuito de melhorar o consumo. Mas do outro lado está um Hyundai todo novo, e completamente armado para a briga. Dirigimos os dois e apresentamos, ponto a ponto, qual o melhor para suas necessidades.
 DesempenhoGol manteve os 76 cv e 10,2 kgfm de torque, mas os números de testes revelaram certa piora na performance. Já o Hyundai ainda não teve os dados oficiais divulgados, mas o motor é bem mais moderno que o do VW: tem apenas três cilindros (para menor consumo) e 12 válvulas, além de comandos variáveis. É a mesma unidade usada pelo Kia Picanto Flex, que tem 80 cv e 10,2 kgfm. O HB20 leva nítida vantagem nas saídas e exibe retomadas um pouco melhores, o que se reflete em maior agilidade no trânsito.
Ao volanteSem novidades no Gol. Continua bom de dirigir, com câmbio de engates curtos e suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade. Já o HB20 aposta num pouco mais de conforto, com acerto ligeiramente mais macio. O câmbio também tem engates muito bons. A estabilidade agrada nos dois hatches, mas o VW tem freios mais eficientes.
Qualidade e acabamentoO painel do VW praticamente não mudou com a reestilização, o que significa que ele manteve o aspecto pobre, apesar da boa montagem. O HB20, por outro lado, traz um novo padrão de acabamento e materiais para a categoria “popular”, com um painel muito mais caprichado, portas com forração mais completa e quadro de instrumentos de aparência refinada, com desenho que lembra o do sedã médio Elantra
 SegurançaAirbags frontais serão itens de série no HB20, com o ABS opcional. O Gol cobra à parte tanto pelo ABS quanto pelo duplo airbag. Não há opção de bolsas infláveis laterais em nenhum dos dois.
 EspaçoBriga boa. Como a Hyundai planejou o HB20 de olho no Gol, acabou que o hatch da marca coreana ficou com porte muito semelhante ao do VW. Há boa acomodação nos bancos da frente, com vantagem para o Hyundai por oferecer ajuste de altura e profundidade do volante (só altura no Gol). Atrás, o espaço é razoável para até dois ocupantes (três aperta). Os porta-malas também têm dimensões parecidas em ambos os carros. 
EquipamentosA Hyundai ainda não divulgou a lista de série do HB20, mas o carro avaliado tinha muitos itens que deverão ser cobrados à parte: CD player com entrada USB, comandos do som no volante, trio elétrico, repetidor de seta no retrovisor, direção hidráulica e ar-condicionado. OGol agora tem vidros dianteiros elétricos de série, além da abertura interna do porta-malas. O restante é oferecido como opcional (inclusive um simples ar quente).
Preço e mercadoA se confirmar o preço do HB20 na faixa do Gol (a partir de R$ 27.990), o novo Hyundai tem tudo para abocanhar uma fatia de compradores do VW. A Hyundai ainda não divulgou se terá um plano de revisões com custo fixo, mas a garantia será bem maior que a do rival: cinco anos, contra apenas um ano de cobertura do VW. 
 ConclusãoA mudança do Gol foi muito tímida, mais focada no visual que no conteúdo. Com isso, oHB20 tem muitos argumentos para fazer o consumidor esperar até outubro por ele: motor mais potente e econômico, design mais arrojado, melhor acabamento, maior garantia...


Hyundai
Hyundai HB20 será visto sem disfarces no Salão do Automóvel, em outubro
Fonte: Auto Esporte.

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