Lançado em de novembro de 2010 no Brasil, o Fiat Bravo chegou para substituir o cansado Stilo. O Bravo é fabricado em Betim (MG) e chega ao Brasil com a última reestilização feita no mercado europeu. O hatch chega em duas versões de acabamento, a de entrada Essence e mais completa Absolute. A versão T-Jet também está programada para este ano. O modelo avaliado foi a versão mais simples, a Essence 1.8 16V Flex, mas com quase todos os opcionais disponíveis para esse nível de acabamento.
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Após acertar a posição de dirigir e verificar todos os comandos que o Bravo oferece, é hora de ligar o motor e ver se ele tem fôlego para empurrar seus 1.340 kg. O Bravo Essence tem sob o capô um motor 1.8 16V eTorQ Flex, que rende 132 cv com etanol e 130 cv com gasolina e torque máximo é de 18,9 kgfm com etanol (18,4 kgfm com gasolina). O modelo cedido para testes estava equipado com um câmbio manual de cinco marchas, mesmo com as trocas um pouco travadas, o pequeno problema não atrapalhou o teste e não deixam dúvidas de sua capacidade para enfrentar um trânsito pesado, ou uma estrada sem cansar o motorista. A embreagem é bem leve e o freio não dá aquele susto tradicional dos modelos de entrada da marca, que a um simples toque parecem que vão ancorar o carro no asfalto.
Ao pequeno toque do acelerador é possível sentir toda a potência do motor, o qual se desenvolve bem com as trocas de marcha feitas sempre aos 4.500 rpm. As ultrapassagens são feitas sem sustos, mas as retomadas são bem lentas no trânsito. Se de um lado o motor esbanja potência, o consumo não ajuda. Usado o tempo todo no trânsito pesado do Rio de Janeiro, sempre com ar-condicionado ligado e abastecido de etanol, o Bravo marcava no computador de bordo a média de 4,0 a 5,0 Km/l, fator preocupante para quem for usar o carro diariamente. O Bravo não foi avaliado com gasolina. A suspensão é bem macia e usa o sistema de eixo de torção na traseira. O convívio com o Bravo foi bem agradável, o sistema de direção elétrica na função “City” deixa as manobras mais fáceis e até divertidas, apesar da largura de sua carroceria e da pouca visibilidade do vidro traseiro. Talvez seja por isso que a montadora oferece como opcional os sensores de estacionamento na dianteira e na traseira.
O Fiat Bravo Essence 1.8 16V Flex parte de R$ 56.330 e já vem com muitos itens de série, como airbag duplo, ar condicionado, banco traseiro bipartido com três apoios de cabeça, alarme com acionamento na chave tipo canivete, computador de bordo, direção elétrica progressiva, faróis de neblina, freio a disco nas quatro rodas, sistema de som mp3, vidros elétricos nas quatro portas, piloto automático, saída de ar para o banco traseiro e rodas de ligaleve de 16 polegadas. e ar condicionado de duas zonas. Entre os opcionais, a versão Essence oferece freios ABS, ar condicionado digital, sistema de som com subwoofer, teto solar elétrico Skydome, sistema de navegação por satélite, espelho retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, bancos revestidos parcialmente em couro nas cores preta ou marrom, entre outros itens. Se optar pelas cores metálicas, será adicionado R$ 1.050, a Fiat oferece garantia de dois anos. Seguindo as configurações do site oficial da Fiat, o modelo avaliado custa R$ 60.075. Entre seus principais concorrentes estão o Hyundai i30, Ford Focus, VW Golf e o Chevrolet Vectra GT.
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.747 cm3
Potência: 132 cv (a) e 130 cv (g) a 5.250 rpm
Torque: 18,9 kgfm (a) e 18,4 kgmf (g) a 4.500 rpm
Câmbio: manual, de cinco marchas
Pneus: 205/45 R16
Porta-Malas: 400 litros
Peso: 1.340 kg
Emissões de CO2: A montadora não informou
Dimensões: comprimento (4,34 m), largura (1,79 m), altura (1,50 m) e distância entre-eixos (2,60 m)
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