Para oferecer mais espaço ao Grand Siena, a Fiat adotou uma nova plataforma, o que resulta em um interior grande, largo e mais espaçoso. Com a nova plataforma o espaço para bagagem também aumentou: o porta-malas cresceu de 500 para 520 litros.
Visual
O novo visual do Fiat Grand Siena é fruto de uma parceria entre os Centros de Estilo da Fiat na Itália e em Betim. A partir de agora o Siena segue um caminho separado do Palio, com estilo próprio e independente da identidade do hatch.
A dianteira é afilada e traz nova grade central com o logotipo Fiat encaixado em um friso cromado na parte superior. Os faróis alongados possuem dupla parábola se estreitam em direção ao para-brisa. O para-choque dianteiro também difere do Palio, trazendo grade inferior com traços mais esportivos e que embutem os faróis de neblina.
Na lateral, destaque para a linha de cintura alta e vinco que parte logo acima do para-lama dianteiro para terminar nas lanternas traseiras.
Na traseira, as lanternas também exibem novo desenho que invadem a tampa do porta-malas, a qual recebeu um rebaixo para acomodá-las e prosseguem na lateral do veículo. O para-choque tem linhas arredondadas e conta com um rebaixo em preto para posicionamento da placa, o que dá um aspecto bem interessante. Nas extremidades, refletores realçam a o tamanho do sedã.
Versões do Grand Siena
O Fiat Grand Siena será oferecido com os motores Fire 1.4 EVO – Flex ou Tetrafuel – e E.torQ 1.6 16V Flex. As versões são:
- Grand Siena Attractive 1.4
- Grand Siena Tetrafuel 1.4
- Grand Siena Essence 1.6 16V
- Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V
Com a nova plataforma modular, o Grand Siena ficou 134 milímetros mais comprido, 61 mm mais largo, 53 mm mais alto e com entre-eixos 137 mm maior do que o antecessor.
Na parte interna, a Fiat informa que aprimorou a qualidade dos materiais, além de uma atenção maior aos detalhes, o que inclui os anéis ao redor do quadro de instrumentos, acabamento do rádio, frisos ao redor da moldura central e das saídas de ar, aplique central do volante, aros ao redor da coifa e do pomo do câmbio e grafias.
Assim como o Palio e Novo Uno, o Grand Siena também conta com a faixa decorativa, Insert Molding, que divide o painel de instrumentos horizontalmente. Esta peça é o principal elemento de customização no interior do veículo, e há várias propostas de acabamento disponíveis ao cliente, inclusive as que simulam aço escovado e madeira.
O quadro de instrumentos tem iluminação branca e foi integralmente desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli. Os ponteiros são iluminados em toda a barra e apresentam o Welcome Moving: quando se gira a chave na ignição, eles realizam um movimento de verificação, para que o motorista saiba que estão funcionando corretamente.
Dependendo da configuração, o Grand Siena pode ter até 15 porta-objetos, os quais se encontram entre as bolsas nas quatro portas, no painel, console central e tampa traseira do porta-malas
De acordo com a Fiat, a suspensão traseira agora é derivada do Fiat Punto, mas com ajuste exclusivo para sedã. Com isso, a bitola traseira ficou maior que a dianteira, o que deixa o carro mais estável, fato auxiliado também pelos amortecedores traseiros em conjunto com as buchas inclinadas de maior diâmetro.
O motor Fire 1.4 EVO que equipa a versão Attractive gera potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando o combustível é etanol.
As versões Essence são equipadas com o motor E.torQ 1.6 16V Flex, fabricado pela Fiat Powertrain em sua planta em Campo Largo, Paraná. O E.torQ tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido somente com gasolina. Rodando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.
Todas as versões do sedã saem de fábrica equipados com air bag duplo frontal e freios ABS com EBD. Veja a lista dos itens de série de cada versão:
Fiat Grand Siena Attractive. Já vem de fábrica com para-choques, maçanetas, frisos laterais e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo. De série, traz os itens:
- HSD – Air bag duplo frontal mais freios ABS com EBD;
- Direção hidráulica;
- Travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h;
- Vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento;
- Chave-canivete com telecomando;
- Sistema de abertura elétrica do porta-malas (Logo Push);
- Faróis de neblina;
- Volante com regulagem de altura;
- Desembaçador temporizado do vidro traseiro;
- Computador de bordo A e B (distância, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso);
- Alerta de limite de velocidade e manutenção programada;
Os opcionais da versão Attractive são ar condicionado, para-brisa térmico, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante de couro com comandos do rádio (seis botões), desembaçador com ar quente, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, apoia-braço para o motorista, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga-leve 15”, rádio CD player com MP3, rádio CD player com MP3 + viva-voz Bluetooth® + USB + iPod®, painel bicolor com insert molding, e acabamento interno em tecido exclusivo.
Fiat Grand Siena Essence. Além de todos os itens de série presentes na versão Attractive, o Essence traz ainda nesta lista:
- Motor E.torQ 1.6 16V Flex;
- Ar-condicionado;
- Rodas de liga-leve 16”;
- Banco do motorista com regulagem de altura;
- Indicador de temperatura externa;
- Luzes de leitura tipo spot na dianteira;
- Detalhes internos cromados e frisos laterais cromados para distinguir a verão.
Fiat Grand Siena Essence Dualogic. Sua lista de equipamentos é igual à do Essence com câmbio mecânico, exceto pelo câmbio Dualogic® e pelo Cruise Control de série. A lista de opcionais dispõe ainda de alavanca de seleção de marchas tipo borboleta no volante.
Fiat Grand Siena Tetrafuel. Além do air bag duplo frontal e freios ABS com EBD, a versão também conta com ar condicionado; direção hidráulica, travas elétricas; vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, entre vários outros itens. O quadro de instrumentos é um diferencial desta versão: ele vem com display que, por meio de duas barras digitais, mostra o nível de combustível líquido (gasolina ou etanol, do lado direito) e de GNV (do lado esquerdo); as duas só aparecem juntas no display na opção Auto.
Seus opcionais são os mesmos do Grand Siena Attractive, acrescido de chave telecomando e faróis de neblina.
O Fiat Grand Siena estará disponível no mercado em 12 cores – quatro sólidas e oito metálicas.
Galeria de Fotos: Novo Grand Siena
Nenhum comentário:
Postar um comentário