Como vinha sendo cogitado pela mídia brasileira, a redução de IPI, anunciado pelo governo brasileiro no dia 21 de maio deste ano, com término previsto para 31 de outubro, se estenderá até o
dia 31 de dezembro. O benefício será anunciado no último dia deste mês de agosto pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Porém, a medida deverá beneficiar somente os automóveis de porte compacto. Essa decisão será tomada devido à “dificuldade” que os consumidores desses carros de entrada vêm enfrentando no momento de financiar o veículo, ao contrário de clientes de automóveis superiores, nacionais ou importados. Nesses últimos há a possibilidade de oferecer um desconto progressivo na alíquota do imposto: “pode ser de 50%, por exemplo, mas não há nada definido ainda”.
A medida teria ajudado as montadoras a desovar os estoques de carros zero. Em agosto, último mês da isenção de IPI, abrigando todos os modelos (com motor até 2.0 litros), é esperado um recorde de 400 mil automóveis e comerciais leves emplacados.
[Fonte: iG carros/Noticias Automotivas]
Nenhum comentário:
Postar um comentário