Lembra do VW Golf VII, aquele que vai ser apresentado no dia 4 de setembro na Europa e que teve seu visual antercipado pela C/D 42? Na época, dissemos que ele
seria feito só no México, mas, segundo o Argentina Autoblog, a Volkswagen mudou de ideia e planeja produzi-lo também por aqui, na fábrica em São José dos Pinhais (PR). Uma boa notícia, se não fosse pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que está brigando com a Volks, exigindo que o complexo seja o único do mundo a fabricar a sétima geração do Golf.
A ideia do sindicato pode deixar o Brasil ainda mais defasado em relação à Europa - o Golf brasileiro está três gerações atrasado em relação ao do Velho Continente. É impossível a Volks aceitar o termo, pois a nova versão do carro utiliza a plataforma MQB (Modularer Querbaukasten, uma expressão em alemão que significa "plataforma modular de motor transversal"), a mesma do novo Audi A3 e de todos os futuros carros da Volks que tiverem motor transversal e tração dianteira, do Polo ao Passat. Deixar a produção do Golf apenas no Brasil seria um tiro no pé.
Se o sindicato não ceder, a alternativa será mandar o Golf VII só para o México, mais exatamente para a fábrica de Puebla, que produz o Jetta, Jetta Variant e o novo Beetle. O complexo mexicano seria o único do continente americano a fabricar o hatchback.
O visual seguirá a nova identidade de design da marca - o que, para o Golf, significa mudanças leves de estilo, tanto do lado de dentro quanto de fora. Até para não descaracterizar o campeão de vendas da VW. Já na parte mecânica, teremos turbo para todo lado, com motores 1.2 e 1.4 a gasolina e algumas opções ainda não reveladas a diesel, proibidas por aqui. No futuro, será a vez da versão GTI, com motor 2.0 TSI, e do Golf R, com tração integral. A sétima geração será a primeira em que o hatch terá versões híbridas e uma opção totalmente elétrica.
Com fabricação no México, o modelo ainda virá ao Brasil, só que importado. Poderia ser feito em São José dos Pinhais, no Paraná, mas o sindicato de lá não ajuda muito.
Fonte: Argentina Autoblog/Car and Driver/Noticias Automotivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário