É nítido o esforço do câmbio em “acordar” o motor com reduções em subidas e ultrapassagens, deixando claro também que essa transmissão entrega seu melhor quando joga com bem acompanhada, como ao lado do motor 1.8 16V do Cruze. No Cobalt, a GM diz que 90% do torque de 17,1 kgfm está disponível a 2.500 rpm. Verdade seja dita: o sedã agora encara ladeiras com maior propriedade e se mostra mais apto a levar a família para viajar com o imenso porta-malas de 563 litros abarrotado. Mas render 106/108 cv não é mérito nenhum para um motor 1.8, enquanto tem 1.6 batendo na casa dos 130 cv – sem contar os propulsores turbinados. O próprio 1.6 Ecotec da GM rende bons 120 cv.
Motor à parte, o Cobalt é um carro gostoso de dirigir. Quem o vê com essa pinta de sedã de família mal sabe que ali debaixo se esconde um acerto capaz de surpreender os desavisados. A direção é bem direta, rápida, tem peso correto e boa comunicação com o motorista. A suspensão macia é compensada por bitolas largas, que deixam o sedã bem postado ao solo. O resultado é um carro confortável, que não cansa no trânsito, e ainda manda bem nas curvas. Fora isso, o nível de ruído interno é bastante baixo, o que ajuda a elevar a nota de conforto.
Em relação às versões mais simples, o Cobalt topo de linha pode ser reconhecido pelas rodas com desenho exclusivo, lanternas transparentes e pelo logotipo “AT 6 speed” na traseira, que indica o câmbio automático. Na cabine, a principal novidade fica por conta dos botões no volante para comandar o sistema de som. De resto, o carro não muda. O acabamento é simples, mas bem feito, e o quadro de instrumentos digital confere modernidade ao ambiente. Os bancos são confortáveis. Atrás, dois adultos e uma criança viajam bem acomodados. Só continuo achando o assento do motorista alto demais, mesmo na posição mais baixa, dando a impressão de que estamos dirigindo uma minivan ou um SUV compacto.
Por R$ 49.990, a versão LTZ automática vem completa, sem direito a opcionais. Entre os equipamentos mais importantes, vale destacar os airbags frontais, o ABS, o sensor de estacionamento, o CD player com comandos no volante, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo e o controlador de velocidade de cruzeiro. Algumas coisas, porém, remetem à origem humilde do Cobalt, como a ausência de comando “um toque” para os vidros elétricos – nem o do motorista tem o recurso. Também não espere por ar digital, sensores de iluminação ou de chuva, nem por retrovisor eletrocrômico, só para citar alguns itens oferecidos pela concorrência.
Ainda que o motor 1.8 não seja uma maravilha, no fim esse Cobalt fica bem inserido na categoria. Ele tem câmbio automático de verdade, espaço de sobra (para pessoas e bagagem) e uma boa dose de conforto. O pai de família que não tem condições de levar um sedã médio para casa estará bem servido, por um preço até razoável.
Por Daniel Messeder
Ficha técnica – Chevrolet Cobalt LTZ Automático: R$ 49.990
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.796 cm3, 8 válvulas, comando simples, flex; Potência: 106/108 cv a 5.400 rpm; Torque: 16,4/17,1 kgfm a 3.200 rpm;Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica;Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios:discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga leve aro 15, com pneus 195/65 R15; Peso: 1.149 kg; Capacidades: porta-malas 563 litros, tanque 54 litros;Dimensões: comprimento 4,479 mm, largura 1,735 mm, altura 1,514 mm, entreeixos 2,620 mm
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.796 cm3, 8 válvulas, comando simples, flex; Potência: 106/108 cv a 5.400 rpm; Torque: 16,4/17,1 kgfm a 3.200 rpm;Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica;Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios:discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga leve aro 15, com pneus 195/65 R15; Peso: 1.149 kg; Capacidades: porta-malas 563 litros, tanque 54 litros;Dimensões: comprimento 4,479 mm, largura 1,735 mm, altura 1,514 mm, entreeixos 2,620 mm
Medições CARPLACE – valores entre parênteses se referem ao teste com ar-condicionado ligado
Aceleração
0 a 60 km/h: 5,4 s (5,8 s)
0 a 80 km/h: 8,9 s (9,8 s)
0 a 100 km/h: 13,2 s (14,6 s)
0 a 60 km/h: 5,4 s (5,8 s)
0 a 80 km/h: 8,9 s (9,8 s)
0 a 100 km/h: 13,2 s (14,6 s)
Retomada
40 a 100 km/h em Drive: 10,8 s (12,2 s)
80 a 120 km/h em Drive: 10,5 s (11,7 s)
40 a 100 km/h em Drive: 10,8 s (12,2 s)
80 a 120 km/h em Drive: 10,5 s (11,7 s)
Frenagem
100 km/h a 0: 41,4 m
80 km/h a 0: 25,1 m
60 km/h a 0: 14,0 m
100 km/h a 0: 41,4 m
80 km/h a 0: 25,1 m
60 km/h a 0: 14,0 m
Consumo
Ciclo cidade: 5,7 km/l
Ciclo estrada: 10,6 km/l
Ciclo cidade: 5,7 km/l
Ciclo estrada: 10,6 km/l
Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9 s
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: 170 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9 s
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: 170 km/h
Fonte: Carplace
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