terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CONHEÇA O SUV DO HONDA FIT QUE SERÁ LANÇADO NO BRASIL EM 2015 E SERÁ CONCORRENTE DO ECOSPORT E CIA.


A maior surpresa da Honda durante o Salão de São Paulo do ano passado não foi exatamente um carro. Ao contrário da maioria da indústria, a filial brasileira da Honda
surpreendeu ao revelar, durante a coletiva de imprensa, planos para os próximos anos: a volta do Civic Si e a nova geração do Fit em 2014 e, surpresa, um SUV compacto para 2015 – feito justamente sobre a plataforma do próximo Fit. O projeto tem caráter global e visa posicionar a Honda num mercado dominado pelo Ford EcoSport no Brasil e pelo Nissan Juke na Europa.
Com a confirmação da produção do modelo em Sumaré (SP) daqui a dois anos, a Honda se defende não só dos já existentes EcoSport e Renault Duster, mas também se arma contra a chegada do Peugeot 2008, que será fabricado em Porto Real (RJ) a partir do ano que vem. A primeira mostra do que vem por aí foi dada pela Honda no Salão de Detroit, semanas atrás, com a exibição do Conceito Urban SUV. A própria marca adiantou que vai fazer apenas mudanças mínimas no modelo final – foi assim com os últimos CR-V e Accord. Por isso, CARPLACE chamou o designer Renato Aspromonte para tirar os exageros típicos dos protótipos de Salão e apresentar, nessas projeções exclusivas, como ficará a versão de produção do jipinho do Fit.
O que mais chama atenção no design é a esportividade. A Honda foi arrojada ao adotar uma linha de teto bastante curva, que lembra um cupê, em conjunto com um forte vinco na lateral. A maçaneta da porta traseira embutida na coluna é outro elemento de ligação com os cupês, já que faz o SUV parecer ter apenas duas portas – sem falar na ausência da terceira janelinha lateral. Os faróis da versão final serão mais tradicionais que os do conceito, mas ainda assim com direito a um feixe de leds na parte inferior da peça. Atrás, as lanternas são angulosas e seguem outro forte vinco que atravessa a tampa do porta-malas. O estepe, diferentemente do EcoSport, ficará no interior do veículo.
A Honda define o Urban SUV como “dinâmico e esportivo, mas espaçoso e funcional”. Isso porque, apesar de ser feito sobre uma plataforma inédita (chamada Global Series Compact, que dará origem ao próximo Fit), o SUV vai manter o versátil banco traseiro do Fit atual, capaz de assumir diversas configurações. Em termos de dimensões, o jipinho tem 4,30 m de comprimento – contra 4,24 m do EcoSport, contando o estepe externo. São 22,8 cm a menos que irmão maior CR-V, uma distância de porte que permite aos dois atuarem em segmentos diferentes. Mas é claro que haverá quem chame o Urban SUV de mini-CR-V.
A Honda ainda não fala em mecânica, mas é certo que na Europa haverá um 1.6 a diesel emprestado do Civic. Por aqui, hoje as opções mais viáveis seriam o 1.5 16V do próprio Fit e o 1.8 16V do Civic LXS, deixando o 2.0 16V restrito aos Civics mais caros e ao CR-V. O modelo oferecerá transmissões manual e automática, sempre com tração dianteira – a princípio não há previsão de versões 4×4.
O lançamento do Urban SUV deve ocorrer no Japão ainda no fim de 2013, chegando aos Estados Unidos em 2014. A Europa e o Brasil terão o modelo em 2015. A briga dos jipinhos urbanos promete esquentar, e muito!
Fonte: Carplace

Nenhum comentário:

Postar um comentário