Fiat Uno Sporting é oferecido por R$ 32.370; Ford Ka 1.6 Sport custa R$ 35.900
Não tem nada demais em se inspirar no irmão mais velho, algo do tipo "quero ser igual a ele quando crescer". Esse parece ser o caso do Ford Ka, que, apesar de ser um pequeno urbano feito para ser prático e econômico, na versão Sport 1.6 parece um irmão caçula do Mustang, com direito até às clássicas faixas esportivas no capô. Mas ele é tudo isso? Claro que não. Guardadas as proporções, ele é um aspirante a esportivo. E por isso mesmo, concorre com outro urbano do tipo, o Uno Sporting. Mas qual deles leva o espírito esportivo mais a sério?
Faixas também dominam laterais do Ka Sport. Com carroceria na cor branca, detalhes são na cor preta
O Ka chega com visual levemente renovado. Ênfase no levemente. Apenas para-choque e conjunto de luzes dianteiro e traseiro receberam retoques, o restante continuou exatamente igual. Por um lado, foi uma boa aposta da Ford, já que seu desenho é um acerto desde sua última reestilização, e seus ângulos valorizam a pegada mais esportiva. E a versão Sport se aproveitou bem dessas catracterísticas, ao adotar a tal faixa dupla que toma capô, teto e parte da tampa do porta-malas e as faixas e inscrições nas laterais. Os conjuntos de luzes recortados ganharam máscaras negras invocadas. Rodas de liga-leve, spoilers e aerofólio fecham o desenho.
Adesivos fazem referência ao Uno R, dos anos 80, e complementam a chamativa cor Laranja Nemo
Já o Uno Sporting conta com um visual pouco diferente do Novo Uno tradicional. As adições são as rodas aro 15”, spoilers laterais, dianteiro e traseiro e dupla saída de escape (só na aparência, claro...). Há ainda os adesivos específicos da linha e o aerofólio, que fazem boa referência ao clássico Uno R, da década de 80. É fácil perceber que o apelo esportivo no desenho cúbico do Uno é bem pequeno, por outro lado, basta colocar a cor Laranja Nemo em sua carroceria para ele chamar tanta atenção quanto qualquer esportivão.
Ka tem banco mais rígido e posição mais esportiva; Uno prioriza conforto, mas sistema de rebatimento é ruim
Por dentro, saltam aos olhos no Ka Sport os bancos com inscrição da série. E não apenas aos olhos, já que são muito confortáveis e realmente oferecem uma posição de dirigir diferente do Ka 1.0. Os novos grafismos do painel de instrumentos também ajudam no clima, assim como a manopla de câmbio. O projeto também dá mais vantagem ao Ka frente ao uno, já que a posição de dirigir do Ford é naturalmente mais esportiva (mais próxima do chão e com melhor visibilidade da “pista”).
Os bancos do Uno Sporting também são especiais, mas devem na esportividade. Em compensação, basta olhar para o painel para não ter dúvidas de que este não é um Fiat de frotista. Acabamento diferenciado nas cores e na textura que imita fibra de carbono são um esforço bem direcionado do carrinho, ainda mais com o volante com direito a costura grossa e na cor das costuras dos bancos. Uma pena que o sistema de rebatimento de bancos do Fiat seja tão ruim, exigindo o ajuste do encosto toda vez em que um passageiro entra ou sai do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário