domingo, 16 de outubro de 2011

TESTADO!!!!!RENAULT DUSTER APARTIR DE 50.900

A Renault trocou 774 componentes na nacionalização Duster; na Europa, modelo usa escudo da romena Dacia
A Renault do Brasil lançou nesta terça-feira (4), no Paraná, seu primeiro utilitário esportivo no país, o Duster. O “jipinho” é produzido em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, e chega para tentar fisgar as vendas de Ford EcoSport, Hyundai Tucson e até do pequeno Mitsubishi Pajero TR4. Para tanto, a Renault anunciou seis versões a preços que devem causar impacto no segmento. A mais simples parte de R$ 50.900 e a mais cara atinge competitivos R$ 64.600, com tração 4X4 e motor 2.0 flex – veja mais detalhes abaixo.
Para oferecer o Duster no Brasil, a Renault modificou bastante o modelo original, produzido e vendido na Europa com o escudo da romena Dacia – que integra a aliança Renault-Nissan. Grade frontal, para-choques e até os para-lamas foram modificados. Por dentro, o painel também foi desenvolvido “exclusivamente” para o mercado brasileiro. Segundo a Renault, o Duster paranaense tem 774 componentes diferentes dos usados na versão européia: 30% são mecânicos, 15% a 20% de anti-ruídos e o restante estético.
Utilitário esportivo oferece tração 4X4 na versão top, com opção de bloqueio do diferencial o off-road
O Duster nacional será oferecido em seis versões equipadas (meio a meio) com o motor 1.6 litro 16V flex – de Sandero e Logan – e bloco 2.0 16V flex, usado pelo antigo Mégane. A marca francesa diz que 44 peças do motor 2.0 foram trocadas, entre elas central eletrônica, válvulas e cabeçote (também foi adicionado um quinto bico injetor, para partida a frio). O bloco gera 138 cv e 142 cv, com gasolina e álcool, aos 5.500 giros.
Já o motor 1.6 16V também ganhoi um quinto bico injetor e novo mapeamento eletrônico – para empurrar bem as mais de 1,2 tonelada do Duster. Este bloco produz 110 cv e 115 cv aos 5.750 rpm, na mesma ordem, e vem acoplado somente a um câmbio manual de cinco marchas. Na versão top Dynamique, equipada apenas com o motor 2.0 flex, há opções de câmbio manual de seis marchas e um automático de quatro velocidades.
Autoesporte rodou mais de 1.000 km com o Renault Duster, você confere o resultado com números de teste na edição deste mês
O Duster nacional ganhou painel inédito e melhor acabado; console central lembra o do Sandero reestilizado
No Duster com tração 4X4, há apenas uma configuração possível: motor 2.0 flex e câmbio manual de seis marchas. Aqui, o utilitário da Renault oferece modos 4X2 (tração apenas dianteira), Automático (integral por demanda) e Lock, que bloqueia o diferencial central para ajudar na superação de obstáculos – o torque é distribuído igualmente entre as rodas dianteiras e traseiras. Os ângulos de entrada (30º) e saída (35º) também ajudam.
Como última cartada, a Renault preparou versões com custo/benefício atraente. Desde a versão “de entrada” são oferecidos ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico e ajuste de altura do volante. Na Expression 1.6 flex, são acrescentados airbags frontais, regulagem de altura no banco do motorista, barras longitudinais no teto e vidros traseiros elétricos. Como ponto negativo, o sistema ABS para os freios é opcional – o recurso só vem instalado a partir da versão Dynamique. (Colaborou Renata Viana de Carvalho)

Veja abaixo os preços sugeridos:

Duster 1.6 16V flex – R$ 50.900
Duster Expression 1.6 16V flex Manual (5 marchas) – R$ 53.200
Duster Dynamique 1.6 16V flex Manual (5 marchas) – R$ 56.900
Duster Dynamique 2.0 16V flex Manual (6 marchas) – R$ 60.600
Duster Dynamique 2.0 16V flex Automático – R$ 64.600
Duster Dynamique 2.0 16V flex 4x4 Manual (6 marchas) – R$ 64.600

* Pintura metálica: R$ 850,00 (disponível em todas as versões)
** Bancos de couro: R$ 1.500,00 (disponível nas versões Dynamique)

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