À primeira vista, pode parecer que a sexta geração do Série 3 não mudou muito. Mas se as alterações externas são tímidas, a parte invisível chega com inovações importantes
Quem vê o novo Série 3 de relance pode achar que as mudanças nesta nova geração (a sexta) são superficiais. Foi mais ou menos a mesma sensação observada diante das primeiras imagens do novo Civic. Pelas fotos, parecia que era um caso de retrocesso. Muita gente achava que, em estilo, tanto o sedã da Honda como o da BMW haviam piorado. De perto, em ambos os casos, a opinião tende a mudar.
No sedã alemão, os faróis duplos agora têm uma extensão que encosta nos “pulmões” (ou “rins”). E eles estão mais esticados para as laterais, para reforçar a ideia de largura do carro. “Eles transmitem a impressão de um olhar concentrado”, diz a designer Hilke Schaer. E complementa: “Essa característica vai marcar os próximos BMWs”. Resumindo: ou você gosta do novo Série 3 ou pode se preparar para também não gostar dos próximos modelos da marca de Munique.
A ótima posição ao volante foi mantida; enquanto o espaço atrás aumentouo espaço atrás aumentou por causa do entre-eixos maior,
Quando desci no aeroporto de Barcelona e vi o 328i à disposição, decidi que as obras de Gaudí poderiam esperar um pouco. Cerca de 40 km separam o aeroporto do hotel. Mas a BMW preferiu multiplicar essa distância por cinco e selecionou um trajeto sinuoso, que vai serpenteando pelas montanhas que cercam a principal cidade catalã, numa infindável sequência de curvas fechadas e asfalto perfeito.
Gràcies a Déu, agradeci em catalão, dialeto bem diferente do espanhol. Era tudo o que eu precisava para testar suspensão, freios, direção, motor... Na verdade, era só um aperitivo, uns tapas, já que o prato principal seria servido no dia seguinte, no autódromo da Catalunha.
O motor 2.0 gera 245 cavalos e tem torque de 35,7 kgfm a partir de 1.250 rpm
As pinças de freio, agora de alumínio, igualmente aguentaram (literalmente) a pressão. As frenagens seguidas não foram problema para o sistema, nem na estrada e nem na pista de corrida. No novo modelo, é difícil notar a troca da direção hidráulica pela eletromecânica, já que os engenheiros conseguiram uma calibragem muito boa para o sistema. A assistência não deixa a direção muito leve nem em manobras de baixa velocidade. Além disso, o “peso” típico dos carros da BMW foi mantido. Segundo a montadora, em alta velocidade quase não há auxílio elétrico, e a direção é praticamente mecânica. Ou seja, o carro continua “na mão” o tempo todo, transmitindo muita segurança mesmo na condução perto do limite.
O desempenho também continua sendo o ponto forte do novo Série 3. O motor 2.0 turbo garante respostas instantâneas ao 328i. De acordo com a BMW, o sedã de 245 cavalos faz 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. O carro deu show nas estradas que circundam Barcelona e no autódromo. No caso do motor, o pulo do gato está nos caminhos diferentes feitos pelos gases dos cilindros. Enquanto os gases dos cilindros 1 e 4 seguem por uma espiral para movimentar a turbina, os gases dos cilindros 2 e 3 fazem outro caminho. Com isso, o turbo lag (aquela demora nas respostas típica de carros turbinados) praticamente não existe, e o giro do motor sobe com mais facilidade. Além do turbo, o pacote técnico inclui injeção direta e comandos variáveis (Valvetronic e duplo Vanos).
Detalhes vermelhos, como o filete que atravessa o painel, identifica a versão Sport - assim como a soleira do sedãDetalhes vermelhos, como o filete que atravessa o painel, identifica a versão Sport - assim como a soleira do sedã
Ainda sobre o mesmo tema, há também um sistema de frenagem regenerativa, que utiliza a energia que seria desperdiçada na frenagem, para recarregar a bateria. Mas isso não é coisa de carro elétrico? Sim, mas nesse caso o propósito é outro. O serviço dos freios poupa o trabalho do alternador, cuja correia pode ser automaticamente desligada.
Se tudo o que o 328i oferece for pouco para as suas pretensões, não gaste os R$ 198 mil previstos para a versão Sport e nem os R$ 223 mil estimados para a Luxury. Reserve cerca de R$ 341 mil para o 335i, modelo de seis cilindros em linha TwinPower Turbo, de 306 cavalos. Ele não estava disponível para avaliação, mas chega no fim de maio, como o 328i. Ainda acha pouco? Então espere pelo M3, previsto para o segundo semestre de 2013. A versão 320i, mais esperada (e acessível), chega ainda no fim do semestre e ainda não tem preço definido. Espere algo acima dos R$ 113,5 mil pedidos no modelo atual.
Carroceria tem boa aerodinâmica (cx 0,29) - que fica ainda melhor na versão a diesel (cx 0,26).
FONTE: AUTO ESPORTE.
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