Setembro definitivamente não foi um bom mês para as revendas de veículos importados. Isto porque as vendas recuaram 59,9% frente ao mesmo período de 2011.
No balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), 9.042 unidades foram comercializadas no mês passado, o que implica, até o momento, na maior queda observada na comparação anual de 2012.
No confronto direto entre setembro e agosto, a baixa chegou a 24,5%. O índice prejudicou o desempenho do acumulado anual, que fechou em queda (32,4% nas vendas) – com 102.727 unidades emplacadas nos primeiros nove meses do ano.
O recuo do mercado interno, ainda na comparação entre setembro e agosto, foi de 31,5%. Menor prejuízo tiveram os associados à Abeiva, cujas vendas caíram 24,5%.
De acordo com a associação, o comportamento foi bastante prejudicado pela alta de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O problema poderá ser “solucionado” caso as importadoras se adequem ao novo regime automotivo – que irá vigorar de 2013 a 2017.
Fonte: Jornal Agora/Carplace
Nenhum comentário:
Postar um comentário