Sindicatos de trabalhadores sul-coreanos estão reagindo à notícia de que a GM planeja transferir a produção da próxima geração do Aveo (Sonic) para a China. Os trabalhadores ameaçaram a
montadora de Detroit com a possibilidade de greve, de acordo com notícia da agência Reuters.
Sergio Rocha, chefe da divisão sul-coreana da GM, disse que iria produzir a próxima geração do Aveo na China e nos EUA. “Foi um anúncio chocante”, disse o sindicato, acrescentando que ele pode atacar se um acordo sobre salários e planos futuros de produção não for fechado este mês. “Se não houver mudança na postura da empresa, o sindicato será capaz de iniciar a greve – a nossa maior arma legal”.
A decisão da GM ocorre durante as negociações salariais com os trabalhadores sul-coreanos e alimenta temores de que a montadora irá reduzir gradualmente a sua presença no país. Isso não seria bom para a Coreia do Sul, que atualmente fabrica mais de quatro em cada dez veículos Chevrolet vendidos no mundo. Os executivos da GM estão culpando o aumento dos salários e dos custos das relações trabalhistas para a sua decisão de produzir menos carros na Coréia do Sul.
O porta-voz da GM na Coreia confirmou que o novo Aveo será fabricado na China e os EUA, mas disse que a empresa ainda não decidiu se o modelo será produzido na Coréia ou em outros países também. Lembrando que a GM já anunciou que o próximo Cruze deixará ser feito na Coreia para ser fabricado na Europa.
Fonte: Carplace
Nenhum comentário:
Postar um comentário