- CHRYSLER
O grupo Chrysler anuncia a realização de uma série de sucessivos recalls envolvendo aproximadamente 512 mil veículos vendidos em todo o mundo. Numa primeira chamada,
segundo a marca, serão convocadas 442 mil unidades dos modelos Chrysler 200, Dodge Avenger, Dodge Nitro e Jeep Liberty (todos produzidos entre 2011 e 2013) para correção de problemas relacionados aos microcontroladores dos apoios de cabeça ativos, que em caso de acidentes podem não proteger os passageiros de forma adequada.
Posteriormente, em uma segunda convocação, serão chamados cerca de 69 mil exemplares da picape Ram 1500 4×4. De acordo com a marca, clientes têm se queixado de problemas no software do controle de estabilidade do modelo que, em determinadas situações, muda a posição da caixa de transferência inadvertidamente quando o veículo é desligado. O reparo consiste na atualização do componente.
Ainda na Ram, 1.060 unidades dos caminhões pesados 4500 e 5500 (todos produzidos neste ano) terão de comparecer de volta às concessionárias para reparar um parafuso da suspensão que foi montado de forma incorreta. A marca diz que a má colocação do componente comprometeu o funcionamento da barra de controle do eixo traseiro, deixando a suspensão demasiadamente flexionada. O parafuso, então, será substituído.
Por fim, o grupo Chrysler chama apenas 226 unidades das minivan Dodge Grand Caravan e Chrysler Town & Country (todas fabricadas em 2013) para substituição do módulo de controle dos airbags, que podem ser acionados de forma inadequada e não proteger os passageiros corretamente.
Em nota, a empresa afirma que em breve começará a entrar em contato com os proprietários dos veículos afetados. A maioria dos modelos foi vendida nos Estados Unidos, Canadá e México.
- TOYOTA
A Toyota confirmou a realização de um recall envolvendo 185 mil veículos vendidos em todo o mundo. De acordo com a marca, estão sendo chamados os modelos Yaris (conhecido em alguns mercados como Vitz) produzidos entre novembro de 2010 e março de 2012; além do Verso-S e do Ractis, ambos fabricados entre agosto de 2010 e agosto de 2011. A convocação é motivada por uma falha identificada no sistema de direção.
Segundo um porta-voz da Toyota, há risco de o sistema de direção ser danificado por um eventual curto-circuito gerado a partir de gotículas de água formadas em determinados fios do módulo de controle. Caso isso ocorra, uma luz acenderá automaticamente no painel advertindo o motorista e a assistência poderá ser suspensa, tornando a direção mais pesada.
Do total de modelos afetados, 130 mil estão no Japão, mais de 7.400 na Itália, cerca de 7.050 na Alemanha e o restante no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nenhum exemplar foi vendido no Brasil, mas não há informações sobre a possibilidade de componentes defeituosos afetarem outros veículos fabricados ou comercializados por aqui.
Fonte: Carplace
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