Quando exibiu o conceito Urban SUV no Salão de Detroit no começo do ano, a Honda já adiantou que a versão de produção do modelo teria mudanças mínimas em relação ao protótipo. Pois
agora o primeiro flagra (em vídeo postado no Youtube) do carro definitivo mostra que a marca japonesa não estava blefando: o jipinho que será fabricado no Brasil em 2015 terá mesmo um estilo bem arrojado.
Desenvolvido sobre a plataforma do novo Fit, o projeto tem caráter global e visa posicionar a Honda num mercado dominado pelo Ford EcoSport no Brasil e pelo Nissan Juke na Europa. Este primeiro flagra, aliás, foi feito em uma autoestrada alemã, com o protótipo vestindo a famosa camuflagem zebrada. Linhas gerais, grade, faróis e lanternas aparentam ser praticamente iguais aos do conceito, que por sinal já “trabalhamos” em projeções para antecipar o modelo de produção.
O que mais chama atenção é a esportividade. A Honda foi arrojada ao adotar uma linha de teto bastante curva, que lembra um cupê, em conjunto com um forte vinco na lateral. A maçaneta da porta traseira embutida na coluna é outro elemento de ligação com os cupês, já que faz o SUV parecer ter apenas duas portas – sem falar na ausência da terceira janelinha lateral. Atrás, as lanternas são angulosas e seguem um forte vinco que atravessa a tampa do porta-malas. O estepe, diferentemente do EcoSport, ficará no interior do veículo.
A Honda define o Urban SUV como “dinâmico e esportivo, mas espaçoso e funcional”. Isso porque, apesar de ser feito sobre uma plataforma nova (chamada Global Series Compact, que estreou no novo Fit), o SUV vai manter o versátil banco traseiro capaz de assumir diversas configurações já conhecido do Fit. Em termos de dimensões, o jipinho tem 4,30 m de comprimento – contra 4,24 m do EcoSport, contando o estepe externo. São 22,8 cm a menos que irmão maior CR-V, uma distância de porte que permite aos dois atuarem em segmentos diferentes. Mas é claro que haverá quem chame o Urban SUV de mini-CR-V.
A Honda ainda não fala em mecânica, mas é certo que na Europa haverá um 1.6 a diesel emprestado do Civic. Por aqui, hoje as opções mais viáveis seriam o 1.5 16V do próprio Fit e o 1.8 16V do Civic LXS, deixando o 2.0 16V restrito aos Civics mais caros e ao CR-V. O modelo oferecerá transmissões manual e automática, sempre com tração dianteira – a princípio não há previsão de versões 4×4.
O lançamento do Urban SUV deve ocorrer no Japão ainda no fim de 2013, chegando aos Estados Unidos em 2014. A Europa e o Brasil terão o modelo em 2015. Quer saber sobre os demais SUVs compactos que vão chegar por aqui?
Projeções Renato Aspromonte
Fonte: Carplace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário