Desde o lançamento do Prisma, a GM tem tido dificuldade em administrar a rivalidade que se criou com o filho mais velho Cobalt, ofuscado pela chegada do irmão mais novo – e mais bonito. Apesar de terem nascido com
visuais e propostas diferentes, ambos compartilham vários aspectos em comum. A começar pela plataforma GSV, base global que também originou os modelos Spin, Onix e Sonic. Além disso, os dois se enquadram dentro da categoria de sedãs compactos, estão balizados na mesma faixa de preço e trazem quase os mesmo itens de série.
Para saber qual dos sedãs oferece o melhor custo benefício para estacionar na garagem, elencamos para um embate as versões de entrada dos dois modelos, ambas com motor 1.4.
Chevrolet Prisma LT 1.4 | Chevrolet Cobalt LS 1.4 |
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PREÇO | |
A partir de R$ 40.290 | A partir de R$ 40.590 |
MOTORIZAÇÃO | |
1.4 8V flex de 98 cv (gasolina) 106 cv (etanol) de potência e 13 (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm | 1.4 8V flex de 97 cv (gasolina) 102 cv (etanol) e 12,8 (gasolina) e 13 kgfm (etanol) de torque a 3.200 rpm |
DESEMPENHO | |
O Prisma prima pelo equilíbrio. A suspensão é firme, o rodar é razoavelmente macio e o desempenho é honesto. O bloco 1.4 ganhou atualizações e passou a render 4 cv a mais. Para o porte e o peso do carro (1.029 kg), a força extra está de bom tamanho e ajuda o carro ir de 0 a 100 km/h em 12 segundos. | Espaço de sobra, suspensão macia, câmbio suave. O conjunto seria especialmente correto não fosse pela anemia do motor 1.4 de 102 cv. Com 1.110 kg e torque máximo de 13 kgfm, o carro demora a embalar, principalmente quando carregado. |
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE | |
Airbag duplo, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, desembaçador traseiro, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas, vidros elétricos, alarme, faróis com máscara negra. | Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar condicionado, travas elétricas, chave com controle remoto de destravamento das portas e aberturado porta-malas, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartidos e rebatível, interior com acabamento em dois tons. |
ESPAÇO | |
Com 4,27 m de comprimento e 2,53 m de distância entre-eixos, oferece menos espaço que o irmão Cobalt, mas motorista e passageiros desfrutam de bom espaço para pernas e cabeças. | Com 4,48 m de comprimento, a distância entre os eixos não é só 9 cm maior do que a do Prisma, mas também supera Fiat Grand Siena (2,51 m) e VW Voyoge (2,46 m). No banco de trás, três adultos viajam sem qualquer aperto. O porta-malas e 541 l (medições AE) é o maior da categoria. |
CONFORTO | |
Por dentro, o conforto é bastante semelhante ao do irmão maior. É um carro estável e mostra boa absorção das irregularidades do chão. Destaque também para a qualidade do isolamento acústico. | Com tanto espaço a disposição do motorista, conforto é o que não falta ao Cobalt. A posição ao volante é mais alta e tão boa quanto a do Prisma. |
ACABAMENTO | |
O sedã é revestido com tecidos mais refinados e agradáveis o toque que o Cobalt. As diferenças param por aí. Os dois compartilham painel de instrumentos, com velocímetro digital e conta-giros grande. Botões e comandos do ar-condicionado também são os mesmos, assim como o volnate e três raios de pegada agradável. | Fato é que por dentro o Cobalt agrada muito mais do que por fora. O interior é um pouco mais simples que o do Prisma, mas ainda assim é bastante honesto e aconchegante. Quase tudo lembra o irmão: painel de instrumentos, comandos no console até os ajustes manuais do banco. |
CONSUMO | |
Na cidade, o consumo ficou em 6,6 km/l. Já na estrada, a média sobe para 12,1 km/l, rendimento superior ao do Cobalt | Tem mais sede que o irmão mais novo e rivais com motorização maior como Fiat Grand Siena e VW Voyage. Na cidade, o sedã fez uma média de consumo de 6,9 km/l. Na estrada, o rendimento sobe para 9,4 km/l |
SEGURANÇA | |
Sai de fábrica equipado com airbag duplo para motorista e passageiro da frente e freios ABS com sistema EBD. Apesar disso, na pista o Prisma não foi muito bem nas frenagens. A 100 km/h, o carro só parou completamente após 54,2 m. | Assim como o Prisma, ele possui de série airbag duplo frontal e freios ABS com sistema EBD. Na pista, a frenagem a 100 km/h precisou de 46,9 m. |
PREÇO DO SEGURO | |
R$ 1.515 (3,7%). O preço está próximo ao cotado para o Cobalt e também no mesmo patamar da média sugerida para o Fiat Grand Siena (3,6%) | R$ 1.430 (3,5%). Está entre os seguros mais em conta do segmento. O valor para o VW Voyoge equivale, em média, a 7,9% do valor total do carro, enquanto o do Logan é 4,9%. |
CESTA DE PEÇAS | |
R$ 2.435. O preço está abaixo do cobrado pela cesta do Cobalt, mas ainda mais barata que a do rival Fiat Grand Siena (R$ 2.323) | R$ 2.867. A cesta do Cobalt é mais cara que a do Prisma, mas ainda assim fica um pouco mais em conta do que o do HB20S (R$2.914). |
DESVALORIZAÇÃO | |
Não foi possível aferir o índice de desvalorização uma vez que o modelo não completou um ano no mercado. | 17,3%. Índice alto para o segmento. Para efeito de comparação, a depreciação média do Grand Siena é 12,3%, enquanto a do veterano Classic é de 13,6%. |
GARANTIA E PÓS-VENDA | |
Garatia de 1 ano. As primeiras seis revisões, realizadas a cada 10 mil quilômetros, saem por R$ 2.992 no total. | Garantia 3 anos. O pacote com seis revisões, feitas a cada 10 mil quilômetros rodados, somam R$ 2.636. |
E NAS LOJAS? | |
Há poucas unidades para pronta-entega da versão LT, mais básica. Na maioria dos casos, o carro está sendo negociado com preços levemente a cima do sugerido pela montadora, valores que podem variar de R$ 500 a R$1.500. | Encontramos o modelo sendo ofertado abaixo do preço de tabela. Em São Paulo, ele chegou a ser negociado por R$ 38.990, valor R$ 1.500 menor do que o sugerido pela montadora. Para quem der 50% na entrada, o modelo é oferecido com taxa de juros de 0,33% a.m, em 24 vezes, a 0,49%, 30 vezes. |
CONCLUSÃO | |
Vencedor. Com uma lista de equipamentos de série mais completa, o sedã também possui o conjunto mecânico mais equilibrado. Ele vai melhor nas retomadas e acelerações, e por isso garante melhor agilidade na cidade. Pelo que entrega em termos de conteúdo e desempenho, ele leva a melhor sobre o irmão, apesar do sobrepreço constatado nas revendas. | Apesar do visual pouco atraente, o Cobalt é espaçoso, confortável e gostoso de dirigir. Mas o desempenho não se encaixa à proposta de um carro espaçoso. Acredite: o motor 1.4 vai deixar o motorista frustrado. para contornar a anemia, só com a versão de motor 1.8, mas aí a tabela de preços sobe um pouco, começando em R$ 45.490. Se sua prioridade é espaço, pense na opção mais potente. |
Fonte: Auto Esporte
Fique atento: Atualmente, a versão LTZ do Cobalt 1.4 está sendo negociada com desconto em algumas revendas da marca. Com preço sugerido de R$ 47.190, em São Paulo, o modelo pode ser encontrado entre R$ 44.990 e R$ 43.500. No site da montadora, ele está sendo anunciado pelo "preço de fábrica", mas sem um valor determinado. |
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