Os automóveis sem motorista do Google podem deixar de circular pelas ruas da Califórnia caso um projeto de lei, de autoria do senador Alex Padilla, que proíbe a circulação de veículos sem motoristas seja aprovado.
A proposta, que está em discussão na Comissão de Transportes californiana, exige a presença de um condutor habilitado no interior do carro autônomo para os casos de falhas no funcionamento ou de imprevistos técnicos. Além disso, a regra também prevê um processo que, eventualmente, permita ao Departamento de Veículos Motorizados decidir se e quando tais automóveis estarão autorizados a trafegar sem a presença de um condutor.
Em sentido contrário seguem Nevada e Flórida. Em ambos os estados a legislação possibilita a circulação de carros sem motorista, similares aos usados no Street View.
A proposta californiana, por outro lado, também aponta para a necessidade de mais testes. Segundo o relator do projeto, ainda não há garantias de que esses carros podem se autodirigir com segurança. “Uma vez que isso esteja garantido é que uma legislação futura poderá lhes conceder autorizações legais para operarem se motoristas”, explicou.
A proposta ainda trás o estabelecimento de padrões para testes e a exigência de que as empresas que operam este tipo de veículo divulguem todos os dados coletados para operar o carro.
No mês passado, o projeto foi unanimemente aprovado no Senado. Agora, só resta passar na Comissão de Transportes o que, provavelmente acontecerá, para então seguir para à assembleia californiana.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário