A Toyota começou nesta sexta-feira, 03 de agosto, a campanha de pré-apresentação do compacto Etios. O evento foi realizado em um espaço reservado no Shopping Morumbi em
São Paulo, local onde conferimos ao vivo todos os detalhes do modelo que chega em breve ao mercado nacional com preço inicial de R$ 35 mil. Veja os principais detalhes e fotos em alta resolução.
Clique nas imagens para ver em alta resolução.
O evento consistiu inicialmente na apresentação em uma área onde havia uma versão totalmente personalizada do Etios com rodas maiores, pintura exclusiva, spoilers além de um grande aerofólio que o deixou com visual semelhante a um carro de rali. No mesmo espaço estavam expostos o Toyota Prius, que será lançado nesse semestre, e o esportivo GT86. E na sequência, após assistir a uma breve apresentação em um ambiente fechado, pudemos finalmente conhecer o compacto nas versões hatchback e sedã.
Ao vivo o modelo causa melhor impressão do que nas fotos, principalmente a versão hatchback. A frente tem desenho, que ao analisar bem vai remetendo aos traços da Toyota com aspecto geral mais simples, no entanto, a grade curvada ganha melhor aspecto na versão 1.5 que conta com o filete cromado. Visto de trás, o porte transmite uma melhor sensação ao vivo, com contribuição das lanternas verticais e do aerofólio. Já na versão sedã a traseira destoa um pouco do desenho geral e tira a harmonia do conjunto.
Por outro lado ficamos satisfeitos com o ótimo espaço interno e o assoalho traseiro praticamente plano nas duas versões. Mesmo com o banco dianteiro totalmente recuado é possível acomodar um passageiro de 1,75 sem problemas no banco traseiro.
O painel de instrumentos centralizado, apesar de incomum na categoria, não causa desconforto pois o velocímetro tem boa leitura e está posicionado no lado esquerdo. Porém, o único detalhe é o display do marcador de combustível e do odômetro que possuem tamanho muito reduzido.
O acabamento das portas e painel utilizam plásticos de aspecto muito simples, inclusive com alguns parafusos a mostra deixando claro que se trata de um modelo de entrada. O porta-luvas também possui um sistema diferente onde a porta de abertura é um pouco grande, mas por outro lado, recebe um duto de ar condicionado (que pode ser fechado) para a refrigeração interna. O banco não possui regulagem de altura, mas deixa o motorista em posição relativamente alta. O banco traseiro não possui o terceiro encosto de cabeça e o cinto de segurança central é de dois pontos.
O Toyota Etios comporta 263 litros em seu porta-malas, enquanto o sedã tem generosos 595 litros declarados de capacidade, o que está acima da média para a categoria. Pelo menos nas versões expostas, havia acabamento na tampa em todos os hatchbacks mas não nos sedãs.
A Toyota não divulgou oficialmente os dados técnicos do Etios, mas no evento, os manuais do proprietário estavam acessíveis e neles constavam as informações de torque e potência do motor. O primeiro é o 1.3 16v que entrega 84cv de potência quando abastecido com gasolina e 90 cv com etanol e torque 11,9/12,8 kgf/m a 3.100 rpm. O segundo é ligeiramente mais potente, um 1.5 16v que 92/96 cv e 13,5/13,8 kgf/m a 3.100 com gasolina/etanol, respectivamente. Apenas movimentando a alavanca do câmbio (não foi permitido nem ao menos ligar o carro), tivemos a impressão de que os engates serão curtos a embreagem tem peso leve.
Em nota oficial, a Toyota informou que os preços do Etios ficarão entre R$ 35 mil e R$ 48 mil. O Novo Etios Hatch será oferecido na versão de 1.3 XS e 1.5 XLS. Já o Etios Sedan chegará na versão 1.5 XLS. Inicialmente, haverá apenas o câmbio manual de cinco marchas disponível, mas a Toyota antecipa que uma versão automática pode chegar no futuro.
No evento, a informação passada pelos expositores é de que a versão de entrada contará com freios ABS, airbags frontais e direção com assistência elétrica com itens de série. Já o ar condicionado, vidros elétricos e rodas de liga leve serão opcionais. No entanto, executivos da marca destacaram que o pacote de itens de cada versão ainda não está 100% definido.
Nossas considerações
Ao ver o Etios apenas por fotos tínhamos algumas ressalvas em relação ao visual. Ao vivo, podemos dizer que a sensação é bem diferente. As dimensões mais generosas do carro, tanto na versão hatch como na sedã, transmitem uma melhor impressão e não devem ser um fator limitante ao modelo. O espaço interno é realmente generoso, enquanto o acabamento mais simples é o esperado para o segmento que se encontra.
Galeria de Fotos: Novo Toyota Etios
Fonte: Carplace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário