quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SENADO FARÁ AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR PREÇOS DOS CARROS NO BRASIL.


Hyundai Veloster
De acordo com a matéria publicada hoje no site AutomotiveBusiness, o assunto dos preços absurdos dos carros no Brasil, que já é tema recorrente na imprensa, será alvo
de discussão pelo Senado Federal.
Foram convidados representantes da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da 3ª. Câmara (Consumidor e Ordem Econômica) do Ministério Público Federal; da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; do Sindipeças, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; e o jornalista Joel Leite, do Boletim Autoinforme.
A data da audiência ainda será marcada, e a senadora Ana Amélia, autora do requerimento, justificou afirmando que é necessário buscar informações para que surja o debate e a reflexão que levem a soluções que possam aproximar os preços praticados aqui em relação aos internacionais através do aumento de competitividade.
Na justificativa, a senadora afirma ter solicitado a sessão baseada em artigos e reportagens publicados pela imprensa em geral que mostram o abismo de preço entre os carros vendidos aqui e no exterior. Ela cita ainda o fato dos preços praticados aqui serem o dobro do praticado nos Estados Unidos, Europa além de outros países da América Latina.
Jeep Grand Cherokee
O documento menciona o fato do assunto ser alvo de reportagens até no exterior que já rendeu ao automóvel brasileiro o título de carro mais caro do mundo. E a justificativa prossegue citando o fato curioso também relatado na imprensa de que mesmo os carros fabricados aqui e exportados (México, Chile e Argentina) tem preço mais baixo.
A senadora afirma que cálculos feitos por especialistas demonstram que a carga tributária tem peso importante, mas não explica toda essa discrepância e cita até a desvalorização do real em relação ao dólar que hoje está com cotação acima dos R$ 2,00.
Honda City 2013
Outra justificativa seria a falta de concorrência entre as empresas do setor, atingindo toda a cadeia produtiva e de vendas, e por último a política industrial adotada pelo governo federal.
Fonte: Automotive Business/Carplace

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