segunda-feira, 27 de junho de 2011

bem-vindos ao museu da mercedes-bens







Para apaixonados por carros, a Alemanha é um destino obrigatório. Num país responsável por marcas do quilate da Mercedes, da Audi, da BMW e da Porsche, é impossível não “respirar” os ares automotivos por todas as partes.
Pois bem, uma das paradas obrigatórias da viagem de férias que realizei com minha esposa à Alemanha foi a cidade de Stuttgart. Nada menos que a sede mundial da Mercedes e da Porsche! Visitar os museus das duas marcas seria um dos pontos altos do passeio.
Ao chegar ao museu da primeira, a estrutura já impressiona. O prédio, de formas modernas e pouco convencionais, abusa da cor cinza – ou a Mercedes deixaria de reforçar a cor que a caracteriza? – e em nada lembra a imagem que tradicionalmente fazemos de um local de exposições. E o que está dentro não é menos impactante.
Após passar pela bilheteria (o valor do ingresso para adultos custa 8 euros, ou cerca de R$ 18,50), somos conduzidos a um elevador que mais se parece com uma cápsula do tempo.
Eis a primeira surpresa: ele não para no andar que desejarmos. Todos, absolutamente todos os visitantes são conduzidos diretamente para o último andar, onde estão os primeiros modelos da história da marca. À medida que o elevador vai subindo, o som ambiente vai mudando: dos barulhos de modernos motores até o som das patas de cavalos.
A “viagem pelo tempo” começa com o Benz 1886, o primeiro automóvel da história. O registro de patente que comprova os seus 125 anos de existência está lá. E pensar que Frederico Guilherme II, último imperador alemão, havia dito que “o automóvel nada mais era do que um fenômeno passageiro”…
À medida que vamos descendo pelos andares, vamos conhecendo os principais modelos de cada década. Do Simplex de 1902, passando pelo 540K da década de 30 (um dos mais luxuosos de sua época), sem esquecer do mítico 300 SL Gullwing (asas de gaivota) de 1954 até chegar à atual geração da SLK, tudo exercita nossa imaginação. O tempo passa tão rápido que nem percebemos…
Sentiu falta de alguma coisa? Pois bem, os ônibus e caminhões que fizeram a história da marca também estão presentes, em posição de destaque.
Os modelos de competição também não poderiam faltar. Um dos andares é exclusivamente dedicado a eles. As McLarens de Mika Hakkinen e de Lewis Hamilton e a Mercedes de Juan Manuel Fangio são alguns dos destaques.
Depois de tudo isso, fica a dica: em visita à Alemanha, não deixe de conhecer o museu da Mercedes. É uma parada mais do que obrigatória para os amantes de automóveis. Não é à toa que a atração é hoje considerada como uma das mais importantes da bela e rica cidade alemã.
E se ainda quiser levar uma lembrança da visita, a loja do museu, com miniaturas, camisetas, bonés, canetas e tantas outras coisas, é um verdadeiro paraíso para compras…
Mercedes-Benz Museum
Endereço: Mercedesstrasse 100 – 70372 Stuttgat – Alemanha
Horário de funcionamento: 09h às 18h (terças a domingos)
Preços: Adultos – 8 euros / Estudantes, jovens entre 15 e 17 anos e estudantes universitários – 4 euros / Crianças até 15 anos não pagam

Nenhum comentário:

Postar um comentário