segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AVALIAÇÃO:FIAT UNO SPORTING 1.4 4 PORTAS.







Um carro com “visual esportivo”, assim podemos definir o Novo Uno Sporting 1.4 cedido pela Fiat para nossa avaliação. O Fiat Uno Sporting é o tipo de carro que chama a atenção por onde passa, mesmo não sendo uma novidade (o novo Uno foi lançado em 2010). Confira a avaliação e muitas fotos em alta resolução.
A versão com visual esportivo é cheia de perfumarias espalhadas pela carroceria e interior. As únicas alterações mecânicas ficam por conta da suspensão 2 cm mais baixa, com molas mais rígidas em relação às versões de entrada (Vivace e Attractive) e pela barra estabilizadora dianteira que ficou com maior diâmetro e passou de 17 para 18 mm. Segundo a montadora, essa alteração foi feita para melhorar a dirigibilidade, o que não deixa de ser uma verdade, pois em nossa avaliação o carro demonstrou um comportamento bem melhor que as outras versões.
Por fora, o visual esportivo do Uno Sporting é formado pelos faróis e lanternas com máscara negra, para-choque dianteiro com spolier, faixas e minissaias laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla do escapamento cromada, rodas de liga leve polidas de 15 polegadas e adesivos nas laterais com a inscrição “Sporting”. O modelo cedido para o teste tinha pintura na cor Laranja Nemo, bem chamativa. Por esse motivo o carro oferecido foi alvo de muitos olhares dos pedestres e motoristas dos outros carros que passavam ao lado.
Na parte interna, o Fiat seguiu o padrão do exterior e manteve as características esportivas com detalhes na cor laranja espalhados por toda parte, como nos bancos, volante, cinto de segurança e portas. A sigla “Sporting” vem costurada na parte superior do banco para dar destaque à versão. Em volta do painel de instrumentos, é possível notar um acabamento que imita fibra de carbono que se estende até o rádio, localizado na parte central. Já os comandos do ar-condicionado e aros dos mostradores no painel de instrumentos são prateados e contrastam com a cor vermelha e preta do tecido e painel.
O quinto modelo da Fiat a receber a linha Sporting chega bem equipado e oferece direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina além das travas e vidros dianteiros elétricos. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado; rádio CD/MP3/USB/Bluetooth, airbag duplo, ABS, HSD – high safety drive, entre outros. O consumidor ainda pode abusar da criatividade com um Kit de personalização interna e externa oferecido na concessionária, com faixas externas, adesivo na capa de retrovisor e na parte interna as opções são bem variadas, como acabamento do freio de mão, pomo do câmbio, moldura do painel de instrumentos entre outros.
Uma das ótimas características do novo Uno é o acabamento interno, de qualidade superior a muitos modelos de entrada da mesma categoria e a excelente posição de dirigir, que é bem fácil de achar com as opções de regulagens do banco e volante. Os retrovisores são grandes e garantem a segurança nas ruas, principalmente nas mudanças de faixas. Porém, a Fiat não pensou muito nos passageiros do banco traseiro, pois quem viaja atrás se sentirá um pouco apertado, nada mais que dois adultos ou três crianças para deixar o espaço no limite. O porta-malas é bem pequeno, cabem apenas 280 litros, suficiente apenas para pequenas malas. Os bancos são macios e não cansam em trajetos mais longos.
Sob o capô, está o mesmo motor encontrado nas versões comuns (Way e Attractive), o conhecido Fire 1.4 Evo que rende 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol ou 85 cv e torque 12,4 kgfm quando abastecido somente com gasolina. O propulsor não oferece emoções e muito menos esportividade, como a parte externa da carroceria almeja. As acelerações são lentas e as retomadas idem. O motor faz bastante barulho quando é mais exigido em subidas ou ultrapassagens. No início do teste, tive dificuldades para usar o câmbio, que se mostrava muito duro nas trocas da primeira marcha para a segunda e nas reduções da terceira para segunda, mas com mais alguns dias de uso, foi melhorando. Levei o Uno Sporting a um mecânico de confiança e o mesmo disse que a embreagem estava baixa, por isso a dificuldade nas trocas. Ele aconselhou a trocar as marchas com mais suavidade. Após isso, o convívio maior com o câmbio ficou mais agradável. Outro problema foi o alto consumo com etanol. Segundo interpretação do computador de bordo, a média era de 6,5 a 7,0 Km/l, sempre com o ar-condicionado ligado, o que deixou sua autonomia total prejudicada.
Apesar do visual atraente e de todos os itens de série encontrados na versão Sporting, a Fiat terá dificuldade de atrair mais compradores devido ao preço oferecido nas concessionárias. A versão com visual esportivo da marca tem preço inicial de R$ 32.370 na configuração de duas portas, passando para R$ 34.380 na de quatro portas. Para quem optar pela versão mais completa do Uno Sporting terá que desembolsar impressionantes R$ 41.491. Além do Uno, o Punto, Idea, Siena e Strada também possuem a versão Sporting.



*FICHA TÉCNICA:

Motor
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Diâmetro x Curso 72,0 x 84,0 mm
Cilindrada total 1.368,3 cm³
Taxa de compressão 12,35:1
Potência máxima (ABNT) / regime 85 cv / 5.750 rpm (gasolina)
88 cv / 5.750 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT) / regime 12,4 Kgfm / 3.500 rpm (gasolina)
12,5 Kgfm / 3.500 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro 2
Eixo de comando de válvulas Um no cabeçote

Ignição
Tipo Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
Combustível Gasolina/Etanol
Injeção Eletrônica Magneti Marelli, multiponto, seqüencial

Câmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré

Suspensão dianteira
Tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal

Suspensão traseira
Tipo Com eixo de torção e rodas semi-independentes
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal

Direção
Tipo Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 9,8 m

Rodas
Aro 6,0JX15”
Pneus 185/60 R15

Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A) 955 Kg
Capacidade de Carga 400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 Kg

Dimensões externas
Comprimento do veículo 3.770 mm
Largura do veículo 1.673 mm
Altura do veículo (vazio) 1.487 mm
Distância entre-eixos 2.373 mm
Bitola dianteira 1.430 mm
Bitola traspira 1.420 mm
Altura minima do solo 170 mm

Volume do porta-malas 280 litros (290 litros com regulagem de inclinação de bancos traseiros e 690 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)
Tanque de combustível 48 litros

Desempenho
Velocidade máxima 170 km/h (gasolina) / 172 km/h (etanol)
0 a 100 km/h 11,5 s (gasolina) / 11,2 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano (NBR 6601) 13,2 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)
Ciclo estrada (NBR 7024) 17,7 km/l (gasolina) / 12,2 km/l (etanol)
Produção: Betim, Minas Gerais.
*Dados do fabricante

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