sábado, 11 de fevereiro de 2012

AVALIAÇÃO DO HONDA CIVIC 2012

O New Civic foi uma revolução, não somente para a Honda, mas para o mercado inteiro. Seu visual moderno e esportivo foi sucesso pelo mundo inteiro. Difícil foi a missão dos designers da marca em criar o seu sucessor. Diferente do que muitos acreditam, o Novo Honda Civic 2012 é sim uma nova geração. O visual, desta vez, apenas evoluiu. Ao longe ou por fotos pode até não ser tão visível a diferença, mas ao colocar o modelo anterior ao lado do Novo Civic, as mudanças são bem mais claras. Na parte dianteira, por exemplo, a impressão é de que ela ficou mais alta. O capô recebe novo desenho, ficou maior e ganhou vincos marcantes. A grade dianteira tem um filete cromado que ostenta o emblema da Honda enquanto os dois filetes inferiores têm acabamento em preto brilhante (black piano), nas versões LXL e EXS. O para-choque dianteiro também mudou e agora parece avançar. Com linhas limpas, o para-choque agora possui grades do tipo colmeia enquanto sua base possui uma espécie de spoiler integrado. Os faróis do Novo Civic 2012 são mais e avançam mais sobre os para-lamas. O desenho é sobressalente também conta com projetores do tipo canhão. Na versão avaliada, a top de linha EXS, também estão disponíveis os faróis de neblina com molduras cromadas O teto curvado, uma das características mais marcantes da versão anterior, foi mantido. A lateral, no entanto, mudou bastante. Agora conta com um vinco na parte inferior no lugar do antigo no formato trapezoidal que saía da base do para-choque dianteiro até o traseiro. O resultado ao vivo é de uma lateral mais limpa. O formato dos retrovisores também mudam, e na EXS, conta com o pisca-alerta integrado. A traseira é o ponto mais controverso do visual. Enquanto alguns gostaram, outros odiaram. O porta-malas agora é um pouco mais alto do que o modelo anterior em conta com uma espécie de mini-aerofólio integrado. Os traços são mais arredondas e com linhas triangulares que se integram com as lanternas. Por falar em lanternas, elas também mudaram completamente. Com seu desenho triangular, tem “uma ponta” que conflui com o vinco ascendente da lateral e outra “ponta” que se alinha ao para-choque. O ponto mais questionável foi a adoção de refletores extensores que invadem a tampa do porta-malas com o objetivo de deixar o conjunto mais vistoso. As rodas de 16 polegadas com sete raios da versão EXS tem acabamento diamantado e casaram bem o visual. Diferente do apelo esportivo das rodas da geração anterior, estas parecem deixar o sedã mais sóbrio. Nossas impressões Como dissemos anteriormente, as mudanças visuais foram evolutivas. Em nossa opinião, o resultado foi positivo e, pelo menos lado a lado, é notável a evolução. O desenho da traseira deixou o Civic com um aspecto “mais comum”. De início, achamos os extensores bem estranhos. Com o tempo, vamos nos acostumando e eles deixam de ser um problema. Pelo posicionamento do modelo no Brasil, teria sido mais interessante a marca adotar o uso de LEDs na sua composição. Isso, pelo menos, o deixaria mais sofisticado. As mudanças conseguem passar a impressão “de carro novo”, menos esportivo do que o anterior, mas ainda sim esportivo. O Novo Honda Civic não mudou apenas por fora. Mudou bastante por dentro, mas sem perder a identidade. Confira os detalhes do acabamento interno do Novo Honda Civic 2012 com fotos em alta resolução. A Honda investiu em uma nova solução de ergonomia no Civic 2012, sendo que a que causou um impacto maior foi o fato de desenhar o painel com a área central levemente inclinada para o motorista. Muitos estranharam, alguns dizem que o painel está torto, mas na verdade, a Honda acertou pois tudo ficou muito acessível, visível e bem confortável para o motorista. O desenho geral do painel mudou um pouco, e ao vivo, demonstra encaixes precisos e peças sem rebarbas. O material utilizado é rígido no painel, mas agradável ao toque, enquanto a parte superior do revestimento das portas utiliza uma espécie de espuma. O acabamento em tons claros da versão avaliada transmite a sensação de maior espaço interno. Falando neste item, não é apenas sensação, o Honda Civic abriga bem motorista e passageiro do banco dianteiro e oferece bom espaço para as pernas para que vai atrás, ainda mais ao considerar o fato que o modelo tem o assoalho plano. Voltando ao painel, a “identidade” do modelo foi mantida com os dois andares do quadro de instrumentos mantendo o conta-giros juntamente com diversas luzes indicativas do carro na parte inferior e atualizou o “andar de cima”, mantendo o velocímetro digital e adicionando barras tridimensionais que oscilam entre as cores azul e verde. Durante a condução, a cor azul indica maior consumo de combustível, e a verde, indica uma condução mais econômica. A Honda corrigiu e muito bem um problema da geração anterior: a ausência do computador de bordo. No Civic 2012, todas as versões contam com o sistema chamado i-MID, o qual exibe diversas informações em um tela colorida de 6,5 polegadas ao lado do velocímetro. Nela é possível visualizar de forma clara e rápida as informações do computador de bordo, resetar os hodômetros parciais, acessar o sistema de áudio e selecionar faixas de rádio, acesso a dispositivos USB, a conexão com iPod/iPhone, conexão bluetooth além do CD/Player do carro. Nesta tela também é possível personalizar com a inclusão de uma foto/imagem através de um dispositivo usb. Na versão EXS, a tela i-MID também exibe, de forma complementar, informações do sistema de navegação GPS, indicando de forma precisa o momento de se fazer uma curva, por exemplo. Esta integração é realmente muito útil pois dispensa que o motorista fique olhando para o console central enquanto dirige. Outra função da tela i-MID, nas versões LXS e LXL, é exibir as imagens da câmera de ré. Na versão EXS as imagens são exibidas na tela ao centro. Apesar da boa visualização da câmera de ré, faltou ao modelo contar também com o aviso sonoro. O volante mudou e agora agrega comandos do computador de bordo, controle de som, teclas para atender/fazer ligações do celular conectados via bluetooth além do controlador de velocidade de cruzeiro (popular piloto automático) no lado direito. Com revestimento em couro, tem boa pegada, mas o seu visual não encanta tanto quanto a geração anterior. Os bancos, revestidos em couro, são confortáveis e acomodam bem motorista e passageiro. Possui regulagens através de alavancas, e não de roldanas, como ainda acontece em outros modelos. O aspecto geral é bom. O ar condicionado é digital em todas as versões e seus controles são fáceis e acessíveis, mas não possui controle dual zone e nem mesmo ventilação para os bancos traseiros. Alguns concorrentes oferecem. Todos os vidros possuem acionamento elétrico com função um toque para subida e descida em todas as janelas. A chave possui comando para abertura global, ou seja, após o primeiro toque para abrir as portas, basta manter pressionado o mesmo botão para que todos os vidros e o teto solar sejam abertos. O mesmo acontece na função de fechamento, mas é preciso após travar as portas, manter pressionado o botão para que todos os vidros e teto solar sejam fechados. Falando em chave, a Honda pecou neste quesito. A chave em si é bem simples e nem ao menos é do tipo canivete. Também faz falta num carro deste segmento, ainda mais na versão de top de linha, um sistema de abertura sem chave e até mesmo partida através de botão. Outro item corrigido no Novo Civic foi o porta-malas, o qual passou a ter capacidade de 449 litros (sistema de medição VDA). A abertura do porta-malas agora é feita exclusivamente pelo botão na chave ou pela alavanca no interior do veículo (não conta mais com a fechadura no local). O acabamento do porta-malas na versão avaliada é totalmente revestido de carpete, porém, as alças são do tipo pescoço de ganso, o que acaba roubando espaço para as malas. Nossas impressões Muitos podem achar pelas fotos que o painel é “torto” e feio, mas na verdade, é muito funcional. A utilização de materiais rígidos no painel não depõe contra o restante do acabamento. A Honda conseguiu deixar o quadro de instrumentos ainda mais moderno e agradável. As barras tridimensionais que indicam o tipo de condução também ajudam bastante na hora de economizar combustível. Em nossa opinião, uma das principais evoluções na parte interna é a tela de LCD de 6,5 polegadas do i-MID. A qualidade das informações que são exibidas são dignas de carros de segmento superior, inclusive na atenção dada a detalhes como exibição da imagem capa do CD quando conectado via iPod/iPhone. Quem é ligado em tecnologia, vai gostar. No entanto, faz muita falta o sistema de abertura sem chave. Sendo um pouco mais chato, falta até mesmo a chave do tipo canivete. Outro detalhe é a ausência do interno fotocrômico até mesmo na versão top de linha. Apesar da falta destes itens, o balanço final do acabamento interno ainda é muito positivo para o Civic. Para quem gosta de um ambiente moderno, o Civic é um dos favoritos. Na próxima matéria, falaremos sobre o comportamento do Civic em trechos urbanos e rodoviários, assim como detalhes de consumo e desempenho.

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