sábado, 30 de junho de 2012

Mazda encerra a produção do seu motor rotativo.


O último exemplar do motor rotativo do tipo Wankel deixou a linha de produção da fábrica da Mazda em Hiroshima na sexta-feira passada, pondo fim a 45 anos de produção desse tipo de motor.
O motor Wankel é um tipo de motor de combustão interna, criado por Felix Wankel, que utiliza rotores com formato semelhante ao de um triângulo em vez dos pistões dos motores convencionais.
Apesar de se obter alta potência com baixa cilindrada além de baixo ruído e vibração, esse tipo de motor ainda apresenta durabilidade questionável assim como o consumo mais elevado.
Em 2011 com uma nova atualização o motor Renesis utilizado no Mazda RX-8 atingia 232 cv de potência às 8.500 rpm e 22,0 kgf/m de torque máximo a 5.500 rpm com sua faixa vermelha lá em cima nos 9.000 rpm.
Porém, a Mazda sugere que a paralisação da produção do rotativo é algo temporário. A empresa afirmou que apesar da maioria dos recursos de engenharia da empresa estarem focadas no desenvolvimento de sua tecnologia Skyactiv, ela ainda continua a trabalhar em sua próxima geração de motor rotativo.
Fonte: Car and Driver

Nenhum comentário:

Postar um comentário