A Land Rover prepara a maior ofensiva de sua história. Segundo a publicação inglesa Autocar, a marca britânica (controlada pela indiana Tata) deverá lançar nada menos que 16 novos carros até 2020. Com isso, a meta é dobrar as vendas anuais da empresa até lá.
De acordo com o diretor de design Gerry McGovern, as três famílias de modelos da Land Rover serão expandidas. Os planos incluem um novo Defender e suas variações, novas versões do Freelander, a nova geração do Discovery e o crescimento da linha Range Rover. Pesquisas da marca estimam que o mercado global de SUVs daqui a sete anos responderá por cerca de 22 milhões de unidades/ano. A Land Rover espera ter 3% desse montante, o que significaria uma produção anual de 600 mil carros.
As novidades começam a ganhar as ruas no ano que vem. Após lançar a nova geração do Range Rover Vogue (mostrada no Salão de São Paulo), em 2013 será a vez do Range Rover Sport chegar renovado, provavelmente como linha 2014. Outra atração será o Evoque Cabriolet, já exibido como conceito e que deverá aumentar ainda mais a aura de desejo sobre o modelo. O sucesso de vendas do Evoque, aliás, fez a marca considerar mais duas possíveis versões: uma alongada, para fazer a ponte entre o Evoque “normal” e o Range Sport, e um projeto chamado de Baby-Evoque pelos corredores da empresa: um SUV compacto, na faixa dos 4 metros de comprimento, para brigar com o Mini Countryman.
Já o crescimento da gama Freelander se daria pela criação de duas versões a partir da próxima geração do modelo: uma de cinco e uma de sete lugares, além de uma mais compacta para ser o modelo de entrada da marca. O Discovery, por sua vez, deverá receber a nova plataforma de alumínio emprestada do Range Rover Vogue em sua próxima edição, além de uma versão mais esportiva para enfrentar o BMW X5, derivada do Range Sport.
Mas o grande impacto deve ficar por conta da nova linha Defender, antecipada pelo conceito DC100. O modelo deverá ser lançado em 2016 nas versões jipe de duas portas (com capota rígida ou retrátil), perua de quatro portas e picape cabine dupla. O atual jipão, ainda uma lenda no fora-de-estrada, será mantido em produção em mercados emergentes mesmo após o encerramento de sua linha de montagem na Inglaterra.
Vale lembrar que a Land Rover negocia com o governo brasileiro a construção de uma fábrica no país, o que fortaleceria a posição da marca na América Latina. O projeto está sendo avaliado nos moldes do novo regime automotivo (Inovar-Auto), e a decisão deve sair ainda neste ano.
Fonte: Autocar/Carplace
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