Para a Toyota brasileira, 2013 será o ano de consolidar o Etios comercialmente. Passada a fase de lançamento do compacto, a engenharia da marca agora foca o trabalho na
próxima geração do Corolla. Já flagrada nos EUA sob forte disfarce, a 11ª encarnação do sedã deve ser apresentada aos norte-americanos no ano que vem, com chegada ao Brasil confirmada para 2014. Como costuma acontecer nos lançamentos da Toyota no primeiro semestre do ano, o carro deve estar nas lojas entre março e abril.
Com as fotos do flagra em mãos, acionamos nossa rede de contatos para conseguir detalhes do sedã quer permitissem fazer uma projeção confiável. E uma fonte ligada à Toyota brasileira adiantou que a versão nacional terá pequenas diferenças em relação à americana (como aconteceu com o rival Honda Civic), já que aqui o modelo se posiciona numa escala superior do mercado. Assim, detalhes como grade, desenho de para-choques e disposição interna de luzes podem mudar. Mas o design básico será muito próximo ao que você vê nestas projeções exclusivas do CARPLACE.
Como esperado num Toyota, o estilo não vai revolucionar. Muito do que foi apresentado nos novos Auris e Rav4 será visto no Corolla, como os faróis com formato irregular e a grade que dá ênfase ao logotipo da marca. Já a traseira será inspirada em outro carro da casa, o irmão maior Camry, que emprestará a ideia das lanternas tipo bumerangue invadindo a tampa do porta-malas. Como no modelo atual, a placa ficará na tampa, com um friso cromado acima dela.
Uma mudança importante, ao que parece pelas fotos de flagra, é que a distância entre eixos deverá ser finalmente ampliada. Isso deve melhorar o espaço traseiro em relação às duas últimas gerações, que tinham 2,60 m de entre eixos – enquanto tem concorrente com 2,70 m ou mais. Já o painel deve seguir o estilo do Auris europeu (foto abaixo), com linhas bem horizontais. Haverá um novo sistema de entretenimento com tela de LCD e GPS, além do ar-condicionado de duas zonas. As versões automáticas mais caras virão com borboletas no volante para trocas manuais de marcha.
Por falar em câmbio, o novo Corolla manterá a caixa manual de seis marchas nos modelos de entrada, mas a antiga transmissão automática de quatro marchas será enfim aposentada. Nos EUA, a maioria da mídia afirma que a Toyota adotará um câmbio de seis marchas já existente em outros carros da empresa, mas há também quem aposte numa transmissão CVT. Quanto aos motores, não espere mudanças significativas: a Toyota brasileira já anunciou que fabricará os atuais 1.8 e 2.0 do sedã (de 144 e 153 cv, respectivamente) na nova unidade que a marca está construindo em Porto Feliz (SP) para fazer também os propulsores 1.3 e 1.5 do Etios. A fábrica fica pronta exatamente em 2014.
Vale dizer que, mesmo entrando em seu último ano de mercado, o Corolla atual ainda briga carro a carro com o Honda Civic pela liderança no segmento de sedãs médios. Com a renovação de 2014, a meta é se isolar no primeiro lugar.
Fonte: Carplace
Projeções Maurício Alves
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