terça-feira, 17 de setembro de 2013

FLAGRADO DE PERTO: NOVO FORD KA EXIBE SEUS DETALHES.

ka_3É um tanto difícil acreditar que o carro que aparece nestas fotos é um Ka. A alcunha de “novo Ka” dada pelos funcionários da Ford ao Projeto B562, o novo compacto de entrada da Ford, não combina tanto com ele. Clicado
por leitor que preferiu não se identificar, o carro é completamente diferente daquele Ka simples, com apenas duas portas e que abusa do direito de ser compacto que conhecemos desde 1996. As imagens provam isso.
ka_7O único Ford Ka com 4 portas até hoje foi o conceito Touring Ka , criado pela Ghia em 1998. Este novo terá apenas carroceria com quatro portas, mesmo que seu objetivo seja substituir ao mesmo tempo o atual Ka e o velho Fiesta. Ainda terá inédita versão sedã posteriormente – que será igual ao hatch até o final das portas traseiras, vale ressaltar.
Outra diferença do Projeto B562 em relação ao Ka está no design. Não é nada muito ousado como o que se via no primeiro Ka, assinado pela Pininfarina, nem desproporcional como o atual. É simples, com linhas retas onde é possível para cortar custos. A dianteira até acompanha a fase atual do design Kinetic, mas a traseira, com forte vinco na tampa na altura das lanternas, vidro com corte arredondado e lanternas tem formato horizontais, será bastante diferente dos outros Ford.
novofordka3
O interior, pelo contrário, é de um verdadeiro Ford. As saídas de ar-condicionado verticais no centro do painel são caractarísticas dos Kinetic, e os puxadores internos das portas são muito parecidos com os do novo Focus. O quadro de instrumentos tem o velocímetro em destaque ladeado pelo conta-giros e pelo marcador de combustível. Logo abaixo está uma tela de LCD que revela que este será o primeiro Ka brasileiro com computador de bordo. Não se espante: os plásticos ainda não possuem nem textura nem cores definitivas.
ka_8Nem os motores se salvam. Serão duas opções: um inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas, com potência máxima na casa dos 80cv, e o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado. Deve ficar restrito ao Fiesta.
ka_1A única semelhança que há entre o novo e o velho Ka está em sua origem. Ambos derivam do Ford Fiesta, um da quarta geração e outro da sexta. Ainda assim seria interessante a Ford considerar um novo nome para este novo compacto que começa a ser produzido em Camaçari, na Bahia, já em meados de 2014. Ele também chegará a outros mercados emergentes, como Índia e China.
Fonte: Autos Segredos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário