sexta-feira, 11 de outubro de 2013

#01 OPINIÃO HC: DEPOIS DE TRÊS ANOS DE LANÇAMENTOS, QUAIS SÃO AS MUDANÇAS NOS VEÍCULOS?


Toda semana irei falar de um tema diferente sobre o mercado automotivo, sempre será denomidado como "opinião HC". hoje iremos falar sobre o ciclo de vida de um carro a partir dos seus 3 anos.
O lançamento de um carro é esperando desde a fabricante até os seus clientes, passando pelos jornalistas, blogueiros e etc. depois de três anos de lançamento no máximo o carro começa a se desvalorizar e acontece as 5 fases da vida de um carro.
  • FACELIFT



(Mudança apenas nas lanternas, e faróis e grade)
Facelift significa a primeira reestilização do carro, quando o mesmo é lançado a sua fabricante tem a obrigação de ter um objetivo para o carro, e é claro, todo carro é fabricado para ser o mais vendido e/ou o mais desejado por vários e vários anos. É o caso do nosso querido VW Gol, já está mais de 25 anos no mercado e já teve 5 novas gerações.
O facelift acontece sempre nos faróis, para-choques, grades, lanternas e as vezes no capô. Um carro é fabricado para passar no máximo 3 anos no mercado sem ser mexido nada nele. Mais quais são os fatores para os fabricantes criarem uma nova geração ou um facelift com um carro que tem menos de 3 anos no mercado? Simples, os carros recebem o facelift por uma consequências: O carro é bem vendido e o fabricante vê que os seus concorrentes estão muito além dele mesmo ele sendo o líder,
Para não ficar de fora no mercado e nem ser ultrapassado acontece o facelift, e se ele não resolver (ou se resolver) daqui a um ou dois anos o carro irá ganhar ou uma nova geração.

  • REESTILIZAÇÃO
(Mudança no interior do Etios que foi lançado este ano).

A reestilização acontece por conta desse veículo está defasado no mercado ou é um péssimo negocio lhe comprar. A reestilização acontece (no máximo) no 3 ano de vida. o carro pode mudar poucas coisas como no facelift ou poderá ficar só com a plataforma e o carro mudar (quase) completamente. Sempre tem o quase, ou é por não ter mudado o interior (ou exterior) ou alguma parte do carro está do mesmo jeito do lançamento. Um exemplo é a reestilização que aconteceu no Gol antes dele ganhar nova geração. 

Depois de ter ganhado a merecida reestilização o carro só está esperando por sua nova geração, que só o que sobra da primeira é a plataforma (as vezes, até
a plataforma muda, é o caso da 4 para a 5 geração do Gol).
As vezes essarenovação vai desde os faróis, para-choques, grades, lanternas e as vezes no capô até embaixo do capô.

  • NOVA GERAÇÃO `
(Exemplo de nova geração que as mudanças foram muitas na dianteira e traseira, mais a plataforma é a mesma).

É muito difícil o veículo não passar por nenhuma dessas alternativas de repaginada. Como o nome já diz a nova geração é quando o carro muda completamente, as vezes até a plataforma muda. Nessa etapa o carro já tem passado pelo mercado no minimo 4 anos no mercado sem mudar  o carro todo desde seu lançamento. É depois disso, o veículo tem que ser aceito pelos clientes, por que se não for, a fabricante deve fazer um facelift ou uma reestilização no carro. Muda todo o carro e as vezes ainda ganha novo motor.

  • ANO/MODELO
A cada ano o carro ganha um novo modelo ou são incluídos ou são retirados equipamentos, variação de motorização.


  • SÉRIES ILIMITADAS E DEPOIS O FIM
(versão de despedida da VW Kombi série last edition)
As vendas começam a cair e nem reestilização e nem nova geração resolve o caso, o jeito é apelar pela as séries limitadas, com o objetivo de chamar atenão do velhinho.
E por último nada dá jeito, nem liquidação nem taxa 0%. O jeito é criar um sucessor pro velhinho que um dia teve festa de lançamento e agora é esquecido cada vez mais.

P.S¹: O facelift após a segunda geração é esquecida por varias fabricantes que em vez do mesmo, faz uma reestilização.


P.S²: Um exemplo de facelift é o novo Hyundai Sonata 2014, já o dá reestilização é a Fiat Strada 2013, que antes de ganhar uma nova geração ganhou uma reestilização. Outro exemplo de nova geração sem mudança de plataforma é o novo Chevrolet Classic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário