sábado, 30 de novembro de 2013

DOSSIÊ NOVO FORD KA 2014: FATOS INÉDITOS, FOTOS E VÍDEO.

Novo Ka 2014 Carplace (13)
Corria o ano de 2012. Numa sala de um shopping de São Paulo, donos de carros compactos estavam sendo apresentados a um novo modelo. Era a chamada clínica, uma espécie de reunião que as
montadoras promovem com potenciais consumidores para apresentar um automóvel inédito e, sem identificar a marca, fazer pesquisas para saber se o projeto está no caminho certo. Pois bem, o carro em questão era um sedã pequeno – um protótipo que antecipava a inédita versão três volumes do futuro Ka.
Novo Ka 2014 Carplace (12)
A partir desta clínica começaram os burburinhos sobre o novo modelo que a Ford estava desenvolvendo para substituir o atual Ka e o Fiesta Rocam, incluindo a variação sedã. Mas o que se via até então na imprensa eram desenhos de um New Fiesta reduzido, seguindo as diretrizes atuais de design da marca. Isso até que, em julho deste ano, um misterioso hatch foi flagrado com pintura zebrada próximo do centro de desenvolvimento da Ford em Colônia, na Alemanha. Era a primeira aparição do novo Ka. Apesar desenvolvido pela engenharia e design do Brasil, o carro terá status de carro global, como o EcoSport, com vendas na China, Índia (se chamará Figo) e até mesmo na Europa – onde será uma espécie de Sandero da Ford.
Novo Ka 2014 Carplace (9)
Com as imagens do flagra em mãos, acionamos nossos informantes e conseguimos a confirmação de que se tratava do novo Ka, além de obter detalhes do design para fazer projeções confiáveis do modelo. E assim publicamos, dias depois do flagra, dois desenhos bastante fiéis ao modelo final. As linhas foram finalmente reveladas com a apresentação do Ka Concept, em Camaçari (BA), em meados de novembro. O hatch tem faróis que se assemelham aos do conceito do novo Escort chinês e a grade segue o estilo Aston Martin dos Fords mais recentes, enquanto a lateral lembra a do New Fiesta e a traseira traz lanternas a lá Focus, embora menos espichadas. O formato da parte traseira da carroceria remete, não por acaso, aos rivais Onix e Gol.
Novo Ford Ka 2014 Carplace
Repare que o teto é mais elevado que o do irmão New fiesta, com quem o novo Ka compartilha a plataforma. Isso porque a premissa do projeto B562, que deu origem ao Ka, era oferecer um carro compacto com espaço para a família e bagagens – e nisso ele será superior ao irmão, garante um executivo da marca. Daí também a necessidade de uma versão sedã para o lugar do Fiesta Rocam. Pelos primeiros flagras do três volumes (abaixo), ele terá a traseira bem alta e esticada, para fazer frente a Logan, Etios e Prisma. Informações preliminares dão conta de uma capacidade ao redor dos 500 litros para o porta-malas.
Novo Ford Ka Sedn 2014 Carplace (2)
Tanto o hatch quanto o sedã serão equipados com duas opções de motor: o novo 1.0 ECOnetic flex, de três cilindros, 12 válvulas e potência superior a 80 cv, e o Sigma 1.5 16V de 111 cv que já equipa o New Fiesta – sempre com câmbio manual de cinco marchas. A assistência da direção será elétrica (como no New Fiesta e EcoSport), um recurso que ajudará na meta da Ford de posicionar o Ka como o carro mais econômico do Brasil, pelos critérios do Inmetro. “Hoje, nossas medições indicam que ele conseguiria este posto, mas temos de esperar o lançamento do VW Up!”, revela uma fonte.
Novo Ka 2014 Carplace (6)
Apesar de já apresentado pela Ford, o novo Ka só entra na linha de produção na Bahia em março, chegando às lojas em abril primeiro na versão hatch. O sedã virá ao longo do segundo semestre. A futura linha Ka atuará numa faixa de R$ 30 mil a R$ 45 mil, deixando o Fiesta Rocam como carro de entrada da Ford por mais um tempo – uma vez que o modelo dispõe de airbags frontais e ABS. A Ford está avaliando a possibilidade de o Ka ter ar-condicionado e direção elétrica como itens de série desde a versão básica S (haverá também a SE), seguindo o posicionamento do Hyundai HB20. Também está confirmada a presença do sistema de entretenimento SYNC (provavelmente como opcional), além de uma “dock station” para acoplar seu celular. O interior, segundo soubemos, seguirá o desenho do painel e o padrão de acabamento do New Fiesta.
Vídeo: Ford Ka Concept
Fonte: Carplace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário