sexta-feira, 8 de novembro de 2013

QUAL COMPRAR: CHEVROLET COBALT VS PRISMA.

Cobalt ou Prisma: qual comprar? (Foto: Autoesporte)
Desde o lançamento do Prisma, a GM tem tido dificuldade em administrar a rivalidade que se criou com o filho mais velho Cobalt, ofuscado pela chegada do irmão mais novo – e mais bonito. Apesar de terem nascido com
visuais e propostas diferentes, ambos compartilham vários aspectos em comum. A começar pela plataforma GSV, base global que também originou os modelos Spin, Onix e Sonic. Além disso, os dois se enquadram dentro da categoria de sedãs compactos, estão balizados na mesma faixa de preço e trazem quase os mesmo itens de série.
Para saber qual dos sedãs oferece o melhor custo benefício para estacionar na garagem, elencamos para um embate as versões de entrada dos dois modelos, ambas com motor 1.4.
Chevrolet Prisma LT 1.4Chevrolet Cobalt LS 1.4
Chevrolet Prisma (Foto: Autoesporte)
Chevrolet Cobalt (Foto: Autoesporte)
PREÇO
A partir de R$ 40.290A partir de R$ 40.590
MOTORIZAÇÃO
1.4 8V flex de 98 cv (gasolina) 106 cv (etanol) de potência e 13 (gasolina) e 13,9 kgfm (etanol) a 4.800 rpm1.4 8V flex de 97 cv (gasolina) 102 cv (etanol) e 12,8 (gasolina) e 13 kgfm (etanol) de torque a 3.200 rpm
DESEMPENHO
O Prisma prima pelo equilíbrio. A suspensão é firme, o rodar é razoavelmente macio e o desempenho é honesto. O bloco 1.4 ganhou atualizações e passou a render 4 cv a mais. Para o porte e o peso do carro (1.029 kg), a força extra está de bom tamanho e ajuda o carro ir de 0 a 100 km/h em 12 segundos.Espaço de sobra, suspensão macia, câmbio suave. O conjunto seria especialmente correto não fosse pela anemia do motor 1.4 de 102 cv. Com 1.110 kg e torque máximo de 13 kgfm, o carro demora a embalar, principalmente quando carregado.
PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE
Airbag duplo, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, desembaçador traseiro, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas, vidros elétricos, alarme, faróis com máscara negra.Airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar condicionado, travas elétricas, chave com controle remoto de destravamento das portas e aberturado porta-malas, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartidos e rebatível, interior com acabamento em dois tons.
ESPAÇO
Com 4,27 m de comprimento e 2,53 m de distância entre-eixos, oferece menos espaço que o irmão Cobalt, mas motorista e passageiros desfrutam de bom espaço para pernas e cabeças.Com 4,48 m de comprimento, a distância entre os eixos não é só 9 cm maior do que a do Prisma, mas também supera Fiat Grand Siena (2,51 m) e VW Voyoge (2,46 m). No banco de trás, três adultos viajam sem qualquer aperto. O porta-malas e 541 l (medições AE) é o maior da categoria.
CONFORTO
Por dentro, o conforto é bastante semelhante ao do irmão maior. É um carro estável e mostra boa absorção das irregularidades do chão. Destaque também para a qualidade do isolamento acústico.Com tanto espaço a disposição do motorista, conforto é o que não falta ao Cobalt. A posição ao volante é mais alta e tão boa quanto a do Prisma.
ACABAMENTO
O sedã é revestido com tecidos mais refinados e agradáveis o toque que o Cobalt. As diferenças param por aí. Os dois compartilham painel de instrumentos, com velocímetro digital e conta-giros grande. Botões e comandos do ar-condicionado também são os mesmos, assim como o volnate e três raios de pegada agradável.Fato é que por dentro o Cobalt agrada muito mais do que por fora. O interior é um pouco mais simples que o do Prisma, mas ainda assim é bastante honesto e aconchegante. Quase tudo lembra o irmão: painel de instrumentos, comandos no console até os ajustes manuais do banco.
CONSUMO
Na cidade, o consumo ficou em 6,6 km/l. Já na estrada, a média sobe para 12,1 km/l, rendimento superior ao do CobaltTem mais sede que o irmão mais novo e rivais com motorização maior como Fiat Grand Siena e VW Voyage. Na cidade, o sedã fez uma média de consumo de 6,9 km/l. Na estrada, o rendimento sobe para 9,4 km/l
SEGURANÇA
Sai de fábrica equipado com airbag duplo para motorista e passageiro da frente e freios ABS com sistema EBD. Apesar disso, na pista o Prisma não foi muito bem nas frenagens. A 100 km/h, o carro só parou completamente após 54,2 m.Assim como o Prisma, ele possui de série airbag duplo frontal e freios ABS com sistema EBD. Na pista, a frenagem a 100 km/h precisou de 46,9 m.
PREÇO DO SEGURO
R$ 1.515 (3,7%). O preço está próximo ao cotado para o Cobalt e também no mesmo patamar da média sugerida para o Fiat Grand Siena (3,6%)R$ 1.430 (3,5%). Está entre os seguros mais em conta do segmento. O valor para o VW Voyoge equivale, em média, a 7,9% do valor total do carro, enquanto o do Logan é 4,9%.
CESTA DE PEÇAS
R$ 2.435. O preço está abaixo do cobrado pela cesta do Cobalt, mas ainda mais barata que a do rival Fiat Grand Siena (R$ 2.323)R$ 2.867. A cesta do Cobalt é mais cara que a do Prisma, mas ainda assim fica um pouco mais em conta do que o do HB20S (R$2.914).
DESVALORIZAÇÃO
Não foi possível aferir o índice de desvalorização uma vez que o modelo não completou um ano no mercado.17,3%. Índice alto para o segmento. Para efeito de comparação, a depreciação média do Grand Siena é 12,3%, enquanto a do veterano Classic é de 13,6%.
GARANTIA E PÓS-VENDA
Garatia de 1 ano. As primeiras seis revisões, realizadas a cada 10 mil quilômetros, saem por R$ 2.992 no total.Garantia 3 anos. O pacote com seis revisões, feitas a cada 10 mil quilômetros rodados, somam R$ 2.636.
E NAS LOJAS?
Há poucas unidades para pronta-entega da versão LT, mais básica. Na maioria dos casos, o carro está sendo negociado com preços levemente a cima do sugerido pela montadora, valores que podem variar de R$ 500 a R$1.500.Encontramos o modelo sendo ofertado abaixo do preço de tabela. Em São Paulo, ele chegou a ser negociado por R$ 38.990, valor R$ 1.500 menor do que o sugerido pela montadora. Para quem der 50% na entrada, o modelo é oferecido com taxa de juros de 0,33% a.m, em 24 vezes, a 0,49%, 30 vezes.
CONCLUSÃO
Vencedor. Com uma lista de equipamentos de série mais completa, o sedã também possui o conjunto mecânico mais equilibrado. Ele vai melhor nas retomadas e acelerações, e por isso garante melhor agilidade na cidade. Pelo que entrega em termos de conteúdo e desempenho, ele leva a melhor sobre o irmão, apesar do sobrepreço constatado nas revendas.Apesar do visual pouco atraente, o Cobalt é espaçoso, confortável e gostoso de dirigir. Mas o desempenho não se encaixa à proposta de um carro espaçoso. Acredite: o motor 1.4 vai deixar o motorista frustrado. para contornar a anemia, só com a versão de motor 1.8, mas aí a tabela de preços sobe um pouco, começando em R$ 45.490. Se sua prioridade é espaço, pense na opção mais potente.
Fonte: Auto Esporte
Chevrolet Cobalt 2014 (Foto: Divulgação)
Fique atento:
Atualmente, a versão LTZ do Cobalt 1.4 está sendo negociada com desconto em algumas revendas da marca. Com preço sugerido de R$ 47.190, em São Paulo, o modelo pode ser encontrado entre R$ 44.990 e R$ 43.500. No site da montadora, ele está sendo anunciado pelo "preço de fábrica", mas sem um valor determinado.

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