quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AVALIAMOS O EXTENSOR DE CAÇAMBA DA FIAT STRADA COM A HONDA CG: CONFIRA PASSO A PASSO.

Strada com CG (10)
Cabine dupla numa picape compacta? A ideia parece meio contraditória, mas a verdade é que, segundo a Fiat, 50% das vendas da Strada são dominadas pela versão com o banco traseiro. E essa
proporção deve aumentar ainda mais agora que o “puxadinho” de cabine ganhou uma porta exclusiva para o acesso à parte traseira – ou seria ao porta-malas? De todo modo, a caçamba continua um tanto curta para as pretensões utilitárias da Strada, ainda que tenha ganho volume com as laterais mais altas na linha 2014. Pois a novidade oferecida pela Mopar, marca de peças e acessórios oficial do Grupo Fiat-Chrysler, é justamente um extensor de caçamba para a picapinha. Será que funciona? Dá para levar uma moto? Quanto custa? Serve em modelos mais antigos? Resolvemos estas e outras questões a seguir.
Vendido como acessório na rede Fiat, o equipamento tem custo de R$ 1.459 e amplia a capacidade volumétrica da picape em 300 litros – chegando, no caso desta versão cabine dupla, a 980 litros. Basicamente, é como se você passasse a contar a área da tampa aberta como caçamba. Outra boa notícia é que o extensor pode ser instalado em qualquer versão da picape (cabine simples, estendida ou dupla) fabricada desde 2009.
Strada com CG (17)
Mesmo lendo o manual de instruções, confesso que “apanhei” um pouco da primeira vez em que fui montar o sistema por conta da trava do extensor, que destrava ao se puxar a peça, e não ao girá-la. Mas foi só pegar o jeito que tudo ficou mais simples. O primeiro passo é soltar a capota marítima, outro acessório que constava da Strada Trekking 1.6 16V avaliada. Depois, abrimos a caçamba e nos deparamos com o extensor dobrado, atuando como uma espécie de divisória.
Strada com CG (30)
Preso às laterais da caçamba por meio de dois parafusos com cabeça giratória (não há necessidade de ferramenta para instalar o equipamento), o extensor pode ficar virado para o lado de dentro ou, puxando-o para cima, para o lado de fora, apoiado na tampa da caçamba. Se a ideia for apenas levar um objeto maior, basta destravar a parte corrediça do extensor (que permite estendê-lo até o comprimento final da picape com a tampa aberta) e instalar a placa de licença complementar – a original fica coberta pela tampa baixa.
Strada com CG (19)
Mas nossa ideia era colocar uma moto na Strada e, aí sim, avaliar a sacada mais legal do extensor: aberto, ele se torna uma rampa para subir com a moto até a caçamba. Escolhemos a nova Honda CG 150 Titan para a operação, não só por ser compacta e leve, mas também por ser a motocicleta mais vendida do país com folgas. Pois bem, a primeira providência é retirar os parafusos que prendem o extensor à caçamba e tirá-lo de cima de picape. Depois, é hora de abrir as partes laterais do extensor, transformando o cercadinho numa espécie de escada. Para isso, basta puxar e girar as duas travas de cada lado (uma na parte de cima e outra na de baixo da peça) e deixar o extensor reto, formando a rampa.
Strada com CG (18)
Feito isso, você vai posicionar a ponta da rampa na extremidade da tampa, num suporte de ferro com dois furos. É sobre eles que você vai colocar a rampa e, então, usar os mesmos parafusos que estavam prendendo o extensor na caçamba para fixar o equipamento neste dois furos. Aqui é importante ver se a escadinha ficou bem presa, sob pena de ela cair justamente quando você estiver com a moto em cima dela.
Strada com CG (20)
Ressaltamos também que a operação de colocar uma moto em cima da Strada deve ser feita em duas pessoas, pois mesmo com uma moto leve como a CG (108,9 kg) você vai ter dificuldades quando ela estiver “embarcando” na caçamba, pois você estará no chão. Sim, a Fiat não recomenda que se suba montado na moto, pois o sistema suporta até 180 kg somente. Ou seja, mesmo algumas motos maiores já superam esse valor sem ninguém em cima.
Como mostramos na foto, subimos a Honda fora da moto, com o motor ligado e a primeira marcha engatada, soltando a embreagem aos poucos conforme a moto ia subindo. Com a CG na caçamba, fiquei segurando a moto enquanto nosso consultor técnico Eduardo Silveira subia na caçamba para ajeitar a moto – daí a necessidade de duas pessoas. Posicionada reta, a CG ficava para fora da caçamba mesmo com a tampa aberta. Levantamos a traseira da moto e a colocamos na diagonal. Aparentemente, coube!
Strada com CG (29)
Com a moto acomodada, seria o momento de amarrá-la caso fôssemos levá-la para algum lugar. Para isso, a caçamba vem com dois ganchos de cada lado, fora o próprio protetor da janela traseira que pode ser usado como ponto de amarração. Mas como nossa intenção era somente colocar a moto para ver se o sistema funcionava, partimos para a transformação inversa: da rampa para o cercadinho novamente.
Strada com CG (22)
Hora de soltar os parafusos e retirar a rampa. Daí, montar o cercadinho. Feito isso, colocamos o extensor já montado para cobrir a moto e o prendemos nas laterais da caçamba, usando de novo os mesmos parafusos. Ufa, a CG entrou por pouco! Medindo 1.970 mm, ela ficou com a roda encostada na parede da cabine e com o suporte da placa junto ao cercadinho. Para o transporte, seria necessário “calçar” algumas partes da moto com espuma ou pano para evitar riscos ou danos causados pelo contato com a caçamba ou com o extensor.
Strada com CG (15)
Para finalizar o trabalho, vem a instalação da placa extra. Quando fora de uso, ela fica presa num suporte de ferro na parte direita da caçamba. Basta tirar os parafusos dela e depois encaixá-la nos furinhos presentes no extensor (com os mesmos parafusos), na parte mais alta da peça à direita. Pronto, depois basta encaixar o plugue elétrico (para iluminação da placa) e moto e picape estão prontos para o transporte.
Strada com CG (24)
No fim, a conclusão: o extensor da Mopar faz a Strada cabine dupla ganhar uma caçamba que podemos chamar de viável. Agora quero ver se cabem duas motos na Strada cabine simples (de caçamba grande) com o extensor.
Strada com CG (27)
Texto e fotos Daniel Messeder
Fonte: Carplace.

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