quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

POSTOS ECOEFICIENTES DA IPIRANGA: PROJETO INOVADOR JÁ É REFERÊNCIA INTERNACIONAL.

Posto Ecoeficiente
Você sabe o que é um Posto Ecoeficiente? É um projeto inovador da Ipiranga que vem atraindo atenção internacional. Com 750 unidades espalhados pelo Brasil, entre inaugurados ou em fase de
implantação, os postos Ecoeficientes utilizam de arquitetura e ferramentas mais eficientes na gestão de energia, água, resíduos e materiais, desde a construção até a fase de operação.
“O projeto vai sempre se renovando. Com o avanço das tecnologias e as novas descobertas, outras formas de gerar menos impacto e colaborar com o ambiente no qual vivemos vão aparecendo. Desta forma, vamos incorporar, cada vez mais, novas ferramentas para esta ecoeficiência”, completou Luiz Athayde Kauer, Gerente de Desenvolvimento, Engenharia e Arquitetura da Ipiranga.
E não se trata apenas de processos. Em relação à construção convencional da edificação do posto em si, o uso de concreto é 80% menor. Além disso, a redução de tempo na obra de um Posto Ecoeficiente Ipiranga em relação a uma obra convencional é de 50%.
Posto Ecoeficiente
Outro exemplo prático é o aproveitamento da água da chuva, que, depois de tratada, é usada em descargas sanitárias, rega de jardins e até para a lavagem de para-brisas, além de reduzir em até 30% o consumo de água. Há também um sistema de reuso de água da lavagem que reduz o consumo em, aproximadamente, 70%. A combinação entre os dois sistemas pode até zerar o consumo de água com lavagem.
Esta iniciativa da Ipiranga voltada para sustentabilidade já se tornou uma referência internacional, sendo estudo de caso da Boston University School of Management, nos Estados Unidos. A instituição americana pretende destacar os diferenciais inovadores do projeto brasileiro, com o objetivo de aprimorar e dar continuidade à iniciativa.
Clique aqui para conhecer melhor cada processo realizado nos Postos Ecoeficientes Ipiranga.
Fonte: Carplace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário