quinta-feira, 29 de setembro de 2011

hyundai veloster novas fotos do exterior e do interior

O Hyundai Veloster já está chegando na rede de concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil. Visitamos uma localizada em São Paulo e conhecemos ao vivo novo modelo, uma mistura de hatch e coupé, que traz um visual arrojado e as diferentes “três portas”. Veja algumas fotos. O visual externo chama muito a atenção. O desenho transmite uma sensação de carro de tamanho maior, musculoso e moderno. A parte dianteira pode até não causar tanta estranheza, mas a traseira do carro chama a atenção. E muito. No momento em que chegamos na loja, poucos minutos antes de seu fechamento, o trânsito do horário de pico na avenida em frente atraiu olhares de praticamente 90% dos motoristas que passavam pelo local. Alguns apontavam e era possível notar que falavam “é o carro de três portas!”. Pedestres também passavam e tiravam fotos com celulares. Se o objetivo é chamar a atenção, este é o carro. A parte interna (a qual o gerente da loja estranhamente não permitiu que fizéssemos fotos) é outra grande destaque do modelo. O acabamento interno é muito superior ao do i30. O desenho do painel é moderno e aparenta ter uma boa ergonomia (nossa visita foi um tanto rápida), o quadro de instrumentos com dois “tubos” também chama a atenção. No console central, uma tela colorida concentra as informações do sistema de entretenimento e da câmera de ré, mas não dispõe de GPS. O Veloster também conta com o sistema de partida sem chave com um grande botão “Start/Stop” ao centro do painel, praticamente na frente da alavanca do câmbio. Os bancos são esportivos revestidos em couro e com desenho do tipo concha. O acabamento geral, o que inclui bancos, painel, revestimento das portas e puxadores transmite a impressão do carro ser de um segmento superior. Os faróis dianteiros possuem uma faixa de LED na parte inferior. As rodas da versão mais em conta são de 17 polegadas (desenho abaixo), mas a marca também oferece as de 18 polegadas por R$ 2.000 adicionais. Outro destaque é o teto solar elétrico panorâmico. Nesta configuração, o teto “preto” é inteiramente coberto por vidro, com uma grande área que se abre e outra com bastante luminosidade atrás. Se o visual já reúne bons atributos para quem busca um carro diferente, o conjunto mecânico poderia ser a justificativa que muitos usarão para comprar o Veloster se realmente for oferecido com o motor GDI e câmbio automatizado de dupla embreagem. No entanto, os concessionários absurdamente se limitam apenas a informar que o modelo conta com motor 1.6 de 16 válvulas de 140 cavalos de potência e câmbio automático de seis marchas. Os itens de séria informados pela concessionária são:Ar condicionado automático Direção elétrica com regulagem de altura e profundidade Vidros elétricos dianteiros e traseiro Travas elétricas e alarme com comando na chave Retrovisores externos com comando elétrico e rebatíveis eletricamente Som com mp3, entrada USB e auxiliar, Bluetootj Volante revestido em couro com comandos de som integrado Bancos em couro com ajuste elétrico 06 airbags Freios ABS com EBD Rodas de liga leve de 17 polegadas Faróis de neblina Acendimento automático dos faróis Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré PREÇOS DO VELOSTER Segundo os vendedores, o Veloster sofreu um reajuste hoje (providencial) médio de R$ 2.000 devido ao aumento do IPI para os carros importados. O “sentimento” deles é de que, se a medida permanecer, o preço vai subir mais nos próximos dias. Nossa impressão O Veloster é um carro caro? Sim, e bem caro. Por outro lado, a Hyundai consegue entregar com o Veloster alguns atributos que nem mesmo algumas marcas premium conseguem: um carro diferente e com a sensação de estar comprando um carro com tecnologia real presente, tanto em termos mecânicos quanto em nível do acabamento interno. Mesmo assim apostamos que o preço do carro vai subir mais nos próximos dias, beirando algo na casa dos R$ 80.000 (justificados tanto pelo aumento de IPI quanto pela procura). Após o contato inicial com o Veloster, tivemos a oportunidade de conhecer o interior do modelo com um pouco mais de calma. Neste segundo contato observamos alguns detalhes do hatch de 3 portas em relação ao acabamento interno. Dois dias depois da primeira visita à loja, outra novidade: os preços já haviam aumentado R$ 5.000. O acabamento interno do Veloster é sem dúvida muito bom. Encaixes precisos, painel com desenho moderno e esportivo, bancos em formato esportivo que “abraçam” o motorista, volante com desenho esportivo e boa pegada além da sensação de entrar dentro de um carro realmente moderno. Os bancos têm revestimento em couro e o do motorista tem ajustes elétricos. No console central, o acabamento em tom metálico, assim como os puxadores das portas, conferem ainda mais esportividade ao modelo. O quadro de instrumentos não chega a ser revolucionário, mas os grafismos em azul e branco também conferem modernidade. Ao centro do console central, uma tela de 7 polegadas colorida e sensível ao toque concentra todas as informações do sistema de entretenimento e conectividade bluetooth. A tela também tem exibe imagens da camera de ré, mas não dispõe navegador GPS integrado. Mesmo com o carro parado, foi possível constatar que o Veloster oferece uma boa visibilidade, porém para manobras de estacionamento, a traseira alta prejudica bastante. Sem a camera de ré, seria muito complicado estacionar. Espaço no banco traseiro Na primeira vez que entramos no Veloster observamos um generoso espaço para as pernas dos passageiros que vão no banco de trás. O acesso pela terceira porta não é tão simples como dizem, necessitando um pequeno malabarismo para acessar o habitáculo. No lado que não tem porta, a janela é bem pequena. No meio, um porta-copos em plástico rígido não permite um quinto passageiro ali, portanto, o carro é só para 4 pessoas. Na segunda visita, observamos com a parte interna com mais calma em relação ao espaço para a cabeça. Com 1,70 m de altura, ao sentar no banco traseiro, a cabeça enconsta no teto. Não de raspão, mas de forma permanente. Um solavanco característico de nossas ruas então, pode causar batidas no teto de forma constante. Para quem necessariamente precisa de um carro para três ou mais pessoas, o Veloster não é o mais indicado. Se for para o transporte esporádico, pode-se até relevar. Como a maioria dos compradores apenas senta no banco do motorista, esta é uma observação que muitos – pelo menos do período em que observamos os interessados – não perceberam. Polêmica do motor Nos últimos dias, um dos questionamentos em relação ao Veloster é sobre o fato do motor realmente dispor da tecnologia GDI (injeção direta de gasolina). Abaixo, a foto mostra a tampa com a inscrição “DOHC 16V”, a qual é diferente da que equipa as unidades equipadas com motores GDI na Europa. Segundo algumas pessoas, este motor entregaria 132 cavalos e não contaria com o sistema de injeção direta. Por outro lado, todas as comunicações que recebemos de concessionárias indicam o seguinte: Motor 1.6 16v a gasolina, 4 cilindros, 16 válvulas com CVVT, 140cv, cabeçote de alumínio e sistema de injeção GDI. Todos vendem o carro como tendo 140 cavalos. Neste domingo (26), até mesmo uma reportagem patrocinada da Hyundai no programa AutoEsporte indicou 140 cv e sistema de injeção direta. Apesar disso, não recebemos nenhum comunicado oficial da assessoria de imprensa confirmando esta informação. No site da Hyundai, também não consta este detalhe nas informações do modelo. Preços Falar de preços do Veloster é difícil. Até agora a assessoria de imprensa da marca não divulgou uma nota com os valores oficiais. As únicas referências são as fornecidas pelos concessionários. No último fim de semana, o Veloster tinha preços iniciais de R$ 70.700 (em São Paulo). Tinha. Dois dias depois ligamos novamente e, sem surpresa, os preços já haviam sidos reajustados em R$ 5.000. A última tabela de preços do Veloster que recebemos é a seguinte: Veloster com rodas aro 17″ sem teto solar – cód. H865 – R$ 75.700,00 Veloster com rodas aro 17″ com teto solar panorâmico – cód. H802 – R$ 80.900,00 Veloster com rodas aro 18″ com teto solar panorâmico – cód. H864 – R$ 82.900,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário