sábado, 1 de outubro de 2011

novo tiguan 2012 apartir de 110 mil com mais tecnologia e novo visual






A Volkswagen apresentou na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, o Novo Tiguan. O utilitário esportivo, que foi lançado mundialmente em 2007, chega totalmente reestilizado com novidades tecnológicas, como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave. Também conhecido como o “carro que estaciona sozinho”, o modelo traz a evolução do sistema, o Park Assist II, que agora auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais. O preço inicial é de R$ 110.000.
O SUV é equipado com o motor 2.0 TSI a gasolina que entrega 200 cv de potência, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4×4 permanente (4MOTION).
Assim como os recentes lançamentos da marca, o Novo Tiguan adota o DNA de estilo da Volkswagen, com nova grade dianteira marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. O para-choque, que também recebe novo desenho, abriga os faróis de neblina alojados nas aberturas de ventilação laterais. Uma novidade do modelo é que os faróis auxiliares de neblina também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.
Na traseira, o Novo Tiguan recebe lanternas bipartidas com a parte interna incorporada à porta do porta-malas. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um L, enquanto a borda inferior das novas lanternas segue uma linha horizontal.
Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.
Na lateral a novidade é uma nova moldura na parte inferior. Complementando, o SUV traz de série novas rodas de liga leve com 17 polegadas design Philadelphia.
Interior
A parte interna também sofreu algumas modificações e ganhou novos itens. Para começar, o volante multifuncional com controles do som, do computador de bordo e shift-paddles passa a ser item de série.
O banco traseiro é bipartido na razão 60:40 com possibilidade de ajuste longitudinal em até 16 centímetros, além de também permitir regular a inclinação do encosto. O porta-malas tem capacidade de 470 litros, mas pode ser ampliado para 1.510 litros com o rebatimento dos bancos.
O Novo Tiguan traz, de série, bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.
Como item opcional a Volkswagen oferece os bancos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual e mesas dobráveis nos encostos, para uso pelos passageiros de trás. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico são itens opcionais.
Outra novidade é a tela colorida no conjunto de instrumentos, com dados exibidos na horizontal. O SUV traz de série CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação GPS integrado RNS 315.
Motor e câmbio
O motor, considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Associado ao câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, ele leva o Tiguan a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
O câmbio permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. O Novo Tiguan é o único SUV do segmento com acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.
O Tiguan conta com o sistema de tração integral 4MOTION, o qual se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível.
Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.
Segundo a marca, além de garantir maior tração em pisos molhados, com lama ou areia, o sistema 4MOTION garante maior segurança em caminhos sinuosos, proporcionando maior aderência à pista em todas as circunstâncias.
No quesito segurança, o Novo Tiguan dispõe de seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade e de tração e sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
O Novo Tiguan recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.
Além destes, o Tiguan passa a contar um um novo sistema que oferece mais segurança ao condutor. Trata-se do detector de fadiga, o qual analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
Completam a lista de itens de série o retrovisor interno com escurecimento automático, o acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade e o freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold.
Também vêm no veículo computador de bordo, volante de direção multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus. Opcionalmente, o Novo Tiguan pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Outro opcional é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
Nesta sexta-feira (30) realizaremos o test drive do modelo em trajeto que incluem trechos sinuosos e sem asfalto. Logo em seguida, publicaremos as impressões obtidas durante do teste.

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